5 dicas para escolher as melhores peças para caminhão

A manutenção eficaz de veículos engloba uma série de cuidados e processos na gestão de frota, entre eles a escolha correta e bem feita das peças para caminhão.

O processo de manutenção vai muito além de uma boa prática dentro da empresa. Ele é, também, fator estratégico para a gestão de logística e, quando bem realizada, permite agregar inúmeras vantagens à segurança dos colaboradores, conservação do patrimônio, eficiência das operações, experiência do consumidor final, entre outros pontos essenciais.

E quando falamos de peças para caminhão, não nos referimos somente a saber o tipo, modelo ou marca que será necessária em cada conserto. Pelo contrário! A compra de peças para caminhão também é um trabalho intrínseco à gestão de frotas e, portanto, precisa ser feita com base em planejamento, organização, controle e decisões estratégicas.

Pensando nisso, preparamos este post com dicas sobre como otimizar esse processo e escolher as melhores peças para seus caminhões, levando em consideração fatores importantes para a sua gestão.

Acompanhe.

Qual a importância em manter uma manutenção de frota em dia?

Quem atua com logística, especialmente na gestão de frotas, sabe bem a importância de manter a manutenção dos veículos em dia.

Afinal, caminhões com problemas mecânicos podem ser sinônimo de aumento de custos, atrasos e até mesmo impossibilidade de concluir uma entrega.

Mas o papel da manutenção de frota vai além disso! Mesmo veículos em plena operação, mas que não recebem a devida revisão e inspeção mecânica, podem consumir mais do que o normal, liberar mais gases poluentes, trazer riscos à segurança etc.

Ou seja, a falta de manutenção adequada na frota não traz riscos unicamente às operações logísticas em si, mas também pode gerar impactos diretos em outros aspectos, como segurança, meio ambiente, saúde financeira da empresa etc.

E o que a escolha adequada de peças para caminhão tem a ver com isso?

Como vimos, há inúmeros cuidados e processos rotineiros dentro da gestão de manutenção de frotas, e a compra de peças para caminhão é uma das mais importantes.

Mas uma gestão eficiente não deve se limitar unicamente a comprar e usar peças de qualidade quando há uma necessidade de conserto ou manutenção no veículo.

É preciso agregar boas práticas à essa atividade e, consequentemente, torná-la muito mais estratégica e eficiente na rotina de sua gestão.

Estamos falando, por exemplo, de reduzir custos, gerir estoques, agilizar pedidos de manutenção, aumentar a vida útil dos veículos, entre outros muitos pontos essenciais. E a escolha adequada de peças para seu caminhão tem ligação direta com isso!

Para entender melhor onde queremos chegar, imagine que um de seus caminhões receba um diagnóstico de problema mecânico de sua oficina. Por não ter a peça necessária em estoque, o veículo ficará inoperante por uma semana, até que o fornecedor a envie e com um frete mais caro do que o normal.

Ou seja, o problema será resolvido, sem dúvidas! Mas quando falamos em gestão de manutenção de frotas, inevitavelmente precisamos abordar planejamento, organização e processos mais dinâmicos e eficientes.

Em outras palavras, se houvesse um planejamento melhor para o estoque de peças para o caminhão, essa mesma manutenção poderia ser agilizada, as operações não seriam impactadas por tanto tempo e a empresa poderia reduzir custos com a compra emergencial do componente.

É exatamente isso que diferencia um simples processo de compra de peça para caminhão de uma gestão de manutenção de frotas eficiente e planejada. Ambas resolvem o problema, porém a segunda opção agrega inúmeros valores e vantagens práticas ao negócio.

Como reduzir o desgaste excessivo das peças para caminhão?

Além do que abordamos até aqui, algumas boas práticas também contribuem para a gestão de manutenção de frotas e, consequentemente, reduzem a necessidade de trocas e consertos de peças dos veículos.

Para exemplificar as boas práticas, confira nossa lista com dicas e cuidados essenciais na rotina das empresas.

Crie política de uso da frota

As políticas internas para o uso de frotas são uma prática fundamental para estipular regras e normas adequadas em relação à utilização dos veículos dentro das operações.

Por exemplo, as políticas podem definir alguns cuidados essenciais em relação às manutenções preventivas, forma de condução do motorista, limitações de quilometragem e consumo para as entregas, responsabilidades de cada colaborador envolvido etc.

Tudo isso agrega mais qualidade e segurança aos veículos e motoristas, além de influenciar diretamente na qualidade de uso dos caminhões e, consequentemente, na preservação dos carros e suas peças.

Realize manutenções preventivas

Outra forma de aumentar a vida útil das peças para caminhão e evitar trocas desnecessárias ou em tempo mais curto é realizando manutenções preventivas.

Para isso, o indicado é criar uma programação de revisões e inspeções básicas nos veículos, mesmo que não apresentem problemas ou sinais de desgaste.

A ideia da manutenção preventiva da frota é, justamente, conseguir prever e evitar possíveis problemas futuros - e quase sempre mais custosos.

Como exemplo de inspeções e revisões básicas que podem ser realizadas na rotina da empresa, podemos destacar:

  • checagem de pneus;

  • inspeção dos níveis de óleos e fluidos;

  • luzes de freio, ré e faróis;

  • amarrações de carga;

  • embreagem e freios;

  • limpadores de para-brisas;

  • estepes e equipamentos de segurança.

Com um simples check list antes de iniciar as operações, todos esses e outros itens podem ser checados. Além dessa prática diária, análises mais técnicas de oficinas e mecânicos podem completar ainda mais a programação de manutenções preventivas dos seus caminhões esporadicamente.

Oriente e monitore a forma de condução dos motoristas

A preservação e a vida útil das peças para caminhão também dependem da maneira correta de conduzir os veículos no dia a dia. Para isso, voltamos a reforçar o papel das políticas internas, mas, além disso, é preciso também monitorar cada responsável por cada veículo.

Isso se torna possível desde a divulgação de um canal de atendimento no próprio veículo, até adesivos com telefones do tipo "como estou dirigindo" e investimento em equipamentos de controle de velocidade e consumo do caminhão.

Além disso, softwares de gestão de frota são fundamentais para esse quesito, com os quais é possível controlar detalhadamente o consumo de cada veículo e motorista, a frequência de manutenções realizadas, o desempenho operacional, etc.

Realize rodízios de pneus

Sem dúvidas, os pneus são o tipo de peça que mais sofre desgaste ao longo das operações, e isso pode ter um impacto muito significativo para a gestão de frota.

Por isso, além das inspeções cotidianas, uma prática altamente recomendada para evitar ou minimizar o desgaste do componente é realizar o rodízio de pneus de tempos em tempos.

Além de aumentar a vida útil do material e, consequentemente, ampliar o período de trocas definitivas, isso também agrega mais segurança e qualidade na condução do veículo.

Conte com peças de qualidade

Por fim, uma última dica sobre como minimizar o desgaste de peças para caminhão é sempre investir em componentes de qualidade para as manutenções e consertos.

Para isso, siga as recomendações das montadoras, prefira peças originais e evite as famosas "gambiarras" ou adaptações inadequadas.

E quais os cuidados essenciais na escolha das melhores peças para caminhão?

Além das boas práticas destacadas para evitar os desgastes excessivos das peças para caminhão, é preciso, também, planejar e organizar processos, como compra, estoque e utilização desses componentes durante as manutenções.

Para isso, preparamos dicas para serem implementados em sua gestão de frotas. Confira!

1. Conte com bons fornecedores

Vale complementar, aqui, uma estratégia fundamental para toda empresa: a gestão de fornecedores.

Afinal, além de contar com o fornecimento adequado de peças para a manutenção, manter um controle dos parceiros comerciais também pode agregar outras vantagens à gestão de frotas, como programações fixas de entregas de componentes, preços e condições especiais, pontualidade etc.

2. Realize manutenções preventivas na frota

Já destacamos a importância das manutenções preventivas no intuito de evitar o desgaste das peças para caminhão. No entanto, esse planejamento e programação de revisões e inspeções nos veículos permite agregar uma série de outros benefícios práticos à gestão. Por exemplo, redução de custos em compras, melhor otimização dos estoques de peças, preservação do patrimônio da empresa, entre outros.

3. Conte com mão de obra especializada

Mecânicos e oficinas capacitadas, certamente, proporcionarão mais qualidade aos serviços prestados à sua empresa. Por isso, investir na mão de obra especializada, seja ela própria, ou terceirizada, é, também, uma forma de garantir mais eficiência à gestão de frotas.

Mantenha um cadastro sempre atualizado com profissionais de confiança, suas especialidades, custos médios e histórico de serviços realizados. Para isso, um sistema de gestão de manutenção de frotas pode ser ferramenta indispensável na rotina da empresa.

4. Gerencie bem seu estoque

Dentro da gestão de manutenção de frotas, manter o estoque organizado e planejado é fator crucial para a eficiência dos serviços dos mecânicos, assim como tem impacto na saúde financeira da empresa.

Mas para que a gestão de estoque se torne algo realmente eficaz dentro da gestão de frotas, é imprescindível que haja uma automação dos controles e processos dessa atividade.

Inevitavelmente, isso também depende da implementação de sistemas adequados e focados nesse tipo de controle.

Como exemplo de tarefas essenciais na gestão de estoque de peças para caminhão, podemos destacar:

  • controle peças estocadas;

  • histórico das últimas compras;

  • frequência de uso e demanda;

  • giro de estoque por peça;

  • volumes mínimo e máximo;

  • preços e custos.

5. Invista em softwares de gestão de frotas

Como vimos, todos os processos e controles necessários, desde a compra até a utilização correta das peças para caminhão, devem ter o controle adequado e, principalmente, ser automatizados.

Hoje, há inúmeras soluções tecnológicas específicas para a gestão de manutenção de frotas, como é o caso do CFT, um sistema desenvolvido exclusivamente para esse fim.

Na prática, o software CFT permite que empresas de logística e transportadoras realizem uma gestão completa e otimizada de todos os controles necessários em sua frota, tais como:

  • controles de manutenção;

  • gestão de estoque de peças;

  • gestão de fornecedores e prestadores de serviços;

  • controle de custos com compras de peças;

  • programação de manutenções preventivas;

  • planejamento de rodízios de pneus;

  • relatórios gerenciais.

E quais as vantagens da otimização no controle de peças para caminhões?

Para finalizar, vale destacar que a escolha adequada de peças para caminhão em sua gestão de frota não deve se resumir a ter disponibilidade de componentes quando é preciso realizar uma manutenção.

Como destacamos, é essencial agregar uma visão mais estratégica à gestão e, portanto, proporcionar outros benefícios práticos na compra, estocagem e utilização desses componentes no dia a dia da empresa.

Para isso, a otimização da gestão de manutenção de frotas, baseada em todas as dicas e cuidados que ressaltamos até aqui, deve proporcionar ao seu negócio vantagens como:

  • otimização de compras das peças para caminhão;

  • redução de custos;

  • minimização de riscos e perdas;

  • melhorias no controle de estoques;

  • redução de tempo para as manutenções;

  • redução de tempo de paralização de veículos;

  • melhor experiência nas entregas;

  • mais segurança e qualidade agregada às operações.

Essas são algumas dicas e informações úteis sobre uma boa gestão de manutenção de frotas e como a compra e escolha adequada das peças para caminhão podem ter influência direta na eficiência operacional e saúde financeira de seu negócio.

Para isso, reforçamos a ideia de automação de seus processos gerenciais e da modernização de seus controles por meio de sistemas e softwares avançados para esse fim.

Se você busca esse tipo de solução e quer otimizar sua gestão de frotas com qualidade, não deixe de conversar com um de nossos especialistas e conheça os sistemas logísticos desenvolvidos pela OnBlox.

OnBlox é uma empresa de desenvolvimento de softwares para gerenciamento logístico.

Deixe seu Comentário

Informações

Se você deseja conhecer mais sobre nossos produtos, ou simplesmente fazer uma visita ao nosso escritório, fale conosco através do formulário de contato.