Hoje, existem diferentes tipos de combustível disponíveis no mercado nacional e, cada vez mais, as montadoras estão investindo na adaptabilidade e flexibilidade de seus veículos para aceitarem outros tipos de insumos, que sejam mais eficientes, sustentáveis e econômicos aos usuários.
No que se refere à gestão de frotas, esse assunto pode servir como fonte de economia e de maior eficiência em sua distribuição diária, tendo em vista que os combustíveis são um fator indispensável dentro do controle de custos e podem ter relação direta com o desempenho de suas entregas também.
Dessa forma, preparamos um guia completo para abordar com mais detalhes a importância de conhecer os principais tipos de combustível existentes no mercado, porque prezar pela qualidade dos mesmos e qual escolher para a sua frota, conforme os seus objetivos e interesses dentro de suas operações. Acompanhe.
Afinal, por que se preocupar com os tipos de combustível da frota?
Como destacamos, há uma variedade grande de tipos de combustível disponíveis no mercado nacional e cada um conta com suas próprias características, custos, desempenho e índices de consumo.
Portanto, dentro de uma gestão de frotas eficiente, é muito importante colocar todos esses aspectos no papel e definir as melhores escolhas na hora de renovar os veículos ou até mesmo de apontar qual o melhor automóvel é indicado para cada tipo de operações.
Pode até parecer exagero esse tipo de controle para muitos, mas visto os fatores externos que cerceiam o cenário econômico atual, com alta constante nos preços nos postos e competitividade dos mercados, tal estratégia pode ajudar a reduzir custos e tornar a sua gestão de frotas mais eficiente.
Quais são os principais tipos de combustíveis para frotas no Brasil?
É importante considerar que uma frota logística pode englobar diferentes modelos de veículos e, portanto, é preciso falar de todos os principais tipos de combustível existentes no mercado e não somente sobre aqueles utilizados por caminhões, por exemplo.
Sabendo disso, podemos iniciar as dicas com os seguintes insumos:
Gasolina Comum
De origem do petróleo, a gasolina é o insumo mais comum entre os principais tipos de combustíveis no Brasil e, por lei, conta com um percentual obrigatório de 27% de etanol em sua composição no mercado nacional.
Apesar da popularidade, o combustível é um dos mais prejudiciais à atmosfera por sua alta emissão de gases durante a queima. Além disso, o uso contínuo do mesmo pode ainda deixar resíduos nas válvulas de admissão do motor, o que pode demandar o uso periódico de uma gasolina com aditivos.
Na prática e com o tempo, a presença dessas "sujeiras" pode comprometer o desempenho do veículo, o tempo de vida útil de algumas peças e, inclusive, aumentar o consumo de combustível do motor.
É indicado para veículos de menor porte, mas também há modelos da linha pesada que ainda utilizam gasolina, o que pode acarretar em consumos mais elevados em comparação a outros insumos, como o diesel por exemplo.
Gasolina Aditivada
Como próprio nome já sugere, a Gasolina Aditivada segue a mesma composição do tipo de combustível anterior, porém com a adição de alguns aditivos, o que a torna mais nobre e eficiente que a gasolina comum.
Além dos aditivos que promovem uma lubrificação dos componentes e melhoram o desempenho do motor, a gasolina aditivada conta com detergentes dispersantes que "limpam" as válvulas, evitando assim a presença de resíduos que venham interferir o funcionamento e o consumo do veículo.
Seria mais recomendado o uso contínuo desse tipo de combustível, porém, na maior parte dos casos, seu alto valor no mercado pode comprometer os custos de uma gestão de frotas. Sendo assim, pode-se usá-la de forma periódica, revezando com a gasolina comum ou com etanol, caso o automóvel seja flex.
Outra característica da Gasolina Aditivada em relação a Comum está na coloração, sendo a primeira mais esverdeada e a segunda um pouco mais amarelada.
Gasolina Premium
Além da comum e da aditivada, ainda há postos e distribuidoras que oferecem a chamada Gasolina Premium, ainda mais superior e com aditivos exclusivos que a tornam um insumo mais nobre e eficiente para os veículos.
E como é de se imaginar, o seu valor de mercado também costuma ser mais elevado em comparação a todos os demais.
Por outro lado, sua composição premium permite entregar um combustível de altíssima octanagem, recomendando para veículos mais potentes e com altas taxas de compressão, o que nem sempre é utilizado em frotas logísticas.
Porém, pode ser viável e indicado para outros veículos, com a frota comercial ou veículos pertencentes à gestão da empresa, por exemplo.
Na prática, este tipo de combustível garante mais economia, menor índice de consumo e melhor desempenho dos motores. Sua composição também tem diferenças práticas, já que receber 25% de etanol, 2% a menos que a gasolina comum. Sua coloração é levemente alaranjada.
Etanol
O etanol é outro destaque entre os principais tipos de combustível no Brasil, e o país foi precursor no desenvolvimento dessa tecnologia, sendo um dos maiores produtores mundiais, ao lado dos Estados Unidos e China.
São muitas as vantagens agregadas por este tipo de combustível em uma frota, a começar pelo valor mais em conta nas bombas, na menor taxa de emissão de gases poluentes na atmosfera e no ganho de potência do motor.
Por outro lado, o consumo desse combustível costuma também ser mais elevado do que em comparação à gasolina comum, por exemplo, especialmente no uso urbano.
Já na rodagem em rodovias, ele pode ser equivalente ou até mesmo superior nesse quesito, garantindo boa economia e excelente desempenho em alguns veículos.
Para fazer uma comparação entre o que vale mais a pena para a frota, se é etanol ou gasolina, especialistas costumam dizer que o valor do primeiro precisa custar cerca de 70% a menos do que a segunda opção para compensar, mas na prática, há outros fatores que devem ser levados em consideração, bem como o consumo do veículo, o tipo de rodagem a ser feita, a maneira de condução do motorista, a qualidade do insumo e assim por diante.
Diesel Comum
Também derivado do petróleo, o diesel é o tipo de combustível mais consumido no Brasil em volume, tendo em vista ser o mais usado em frotas logísticas de grande porte no país.
Sua composição é basicamente formada por átomos de carbono, hidrogênio e concentrações de enxofre, oxigênio e nitrogênio.
Essa mesma composição permite um excelente desempenho e o melhor rendimento energético de uma combustão em relação aos demais insumos, o que acarreta em rodagens maiores e a menores custos.
Em relação ao impacto ambiental, ainda que suas taxas de emissão sejam inferiores ao da gasolina, a quantidade de gases emitidos por caminhões, vans e ônibus, principalmente, ainda é considerada um vilão para o meio ambiente, por isso vem sendo substituído por novas composições e ganhando insumos mais "leves".
É o caso do biodiesel, que utiliza óleos vegetais ou sebo animal, ou do diesel S10, que tem concentrações menores de enxofre na composição. Sua coloração é avermelhada!
Leia também: 7 dicas para economizar o diesel da sua frota
Diesel S10
O Diesel S10 contém um teor máximo de enxofre de 10 ppm, enquanto o comum pode chegar até 500 ppm.
Na prática, isso garante uma emissão inferior de gases poluentes e é indicado para novas tecnologias de controle de poluição dos motores a diesel, fabricados no país a partir de 2012.
Assim, os veículos pesados que atendem a essa nova tecnologia devem utilizar unicamente o S10, sob o risco de apresentar falhas e problemas nos sistemas de emissão, caso abasteçam com o tipo comum.
Diesel Aditivado
Ainda que em menor escala de consumo e produção no país, o Diesel Aditivado é uma versão mais nobre oferecida por algumas distribuidoras e postos, sendo considerado um dos tipos de combustíveis mais "premium" para a linha pesada.
Evidentemente, isso também interfere no preço final das bombas, que costumam vender o produto com valores mais elevados em consideração ao Diesel comum.
Na prática, a sua composição segue a mesma linha que a gasolina aditivada, agregando aditivos e detergentes que vão garantir um melhor desempenho, lubrificação e limpeza das válvulas do motor.
O Diesel Aditivado pode ser encontrado tanto na versão S500, como na S10.
GNV (Gás Natural Veicular)
Outro destaque entre os principais tipos de combustíveis utilizados no Brasil e que somos referência na produção e distribuição é o GNV.
Na prática, estamos falando de um combustível mais barato e de menor impacto ambiental. Além disso, ele proporciona excelentes níveis de economia no consumo, podendo chegar até 60% a menos que em comparação ao etanol e à gasolina em algumas ocasiões.
Por outro lado, o GNV tem suas particularidades. A primeira delas é que nenhum modelo de carro sai de fábrica já adaptado com essa tecnologia. Portanto, é preciso de uma instalação do kit em uma empresa especializada, o que envolve custos a serem considerados.
Depois, é preciso saber utilizar corretamente o sistema e sempre revezar com gasolina para preservar a vida útil das peças. Por fim, vale destacar outros aspectos que podem ser vistos com desvantagens, que é a possível perda de espaço físico no porta-malas (alguns veículos podem ter o kit instalado externamente, por baixo) e a redução na potência do motor.
Qual o melhor combustível para a sua frota?
Na prática, essa questão é muito variável. Afinal, como vimos, há diferentes tipos de combustível no mercado nacional, cada qual com suas características, vantagens e desvantagens.
Logo, saber qual o melhor insumo utilizar em sua frota vai depender de uma série de fatores e objetivos a serem alcançados em suas operações.
Para isso, recomendamos avaliar mais detalhadamente fatores como:
- custo-benefício no dia a dia;
- preocupação com os impactos ambientais;
- potência e desempenho do motor;
- disponibilidade de espaço físico no veículo (no caso do GNV);
- frequência de manutenções associadas ao combustível;
- desempenho das operações com cada tipo de combustível.
A partir dessas questões, fica mais fácil encontrar a resposta sobre qual o melhor combustível usar em uma frota, de acordo com as reais necessidades e objetivos da empresa.
Leia também: 8 dicas para economizar combustível na sua frota
Como otimizar os controles sobre os combustíveis da frota?
Muito mais importante do que definir o melhor combustível usado pelos veículos de sua empresa é ter controle detalhado sobre o seu consumo no dia a dia.
E isso se torna totalmente possível hoje a partir de ferramentas tecnológicas exclusivamente desenvolvidas para a gestão de frotas.
Por meio de plataformas logísticas inteligentes, a sua empresa pode otimizar controles essenciais sobre o consumo de combustíveis em suas operações, assim como outros custos, como manutenções, peças, lubrificantes, mão de obra etc.
Dessa forma, independentemente do tipo de combustível utilizado, o que passa a valer para a gestão da empresa é a otimização do controle detalhado sobre o consumo de cada veículo, garantindo assim análises e tomadas de decisões muito mais estratégicas e eficientes.
Calcule os custos da sua frota gratuitamente. Basta clicar aqui!
A onblox, por exemplo, oferece soluções completas para a gestão de frotas de qualquer empresa, implementando tecnologias inteligentes, capazes de solucionar as principais dores de uma gestão de frota, bem como:
- controle total das viagens;
- monitoramento de manutenções;
- controle de combustíveis e variáveis;
- gestão de estoque de peças;
- custo por KM rodado;
- resultados individuais por veículo;
- históricos de abastecimentos;
- monitoramento de abastecimentos;
- entre outros.
Em resumo, essas são algumas dicas sobre os principais tipos de combustível, suas características, vantagens e desvantagens práticas para uma frota de veículos, e como definir a melhor escolha para a sua empresa. E como vimos, mais do que escolher o tipo de insumo, há ferramentas específicas capazes de gerenciar e otimizar melhor o consumo sobre eles, garantindo assim redução de custos e maior eficiência de uso.
E se você gostou e quer saber mais sobre como melhorar a sua gestão sobre o consumo de combustível em sua frota, não deixe de conversar com um de nossos especialistas e agende uma apresentação das soluções tecnológicas da Onblox.