Marca onBlox
  • Clientes
  • Gestão de Armazém
  • Gestão de Frotas
  • Pacotes
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Ricos
  • Contato
  • Sobre nós
  • Home
  • Clientes
  • Gestão de Armazém
  • Gestão de Frotas
  • Pacotes
  • Blog
  • Materiais Ricos
  • Contato
  • Sobre nós
Fale com um especialista
Custos logísticos

Como reduzir custos logísticos e aumentar a produtividade

O setor de logística é um dos mais importantes em qualquer organização. É uma área que está diretamente ligada à qualidade dos serviços prestados. Nesse contexto, muitos gestores têm como principal objetivo reduzir custos logísticos na empresa.

No entanto, para alcançar essa redução, é necessário aplicar estratégias especificas para interpretar, avaliar e reduzir os custos, além de conhecer quais as práticas adequadas para otimizar as finanças da empresa e obter o resultado desejado.

Pensando nisso, preparamos este artigo e revelamos as melhores estratégias logísticas para a sua empresa. Confira!

Antes de continuar a leitura, analise a logística do seu atacado distribuidor. Baixe gratuitamente essa avaliação!

checklist avaliação logística

O que são os custos logísticos?

Custos logísticos são todas as despesas e gastos relacionados ao transporte de materiais, que podem ser tanto matéria-prima quanto o produto final. Esses custos envolvem tudo o que é associado à armazenagem de mercadorias, documentação, taxas e entrega final, entre outros.

Os custos logísticos interferem na receita do negócio e podem causar grandes prejuízos, se não forem analisados com antecedência e cuidado. Cada etapa de movimentação da carga é de suma importância e precisa ser muito bem planejada e acompanhada de perto,

Isso fica claro quando se observa um estudo publicado em 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): 21 % das empresas no Brasil fecham após o primeiro ano e 60% delas interrompem suas atividades antes mesmo dos primeiros cinco.

A pesquisa também apontou que um dos motivos que contribuíram com o fechamento das empresas é a má administração dos custos logísticos.

Veja, a seguir, quais são os principais custos do departamento de logística.

Aquisição

Neste processo estão inclusos a cotação e a compra do insumo ou produto para produção ou revenda. É na aquisição que é realizada a escolha do item e a negociação com o fornecedor, inclusive de todas as despesas envolvidas no processo, tais como: custos administrativos, custos operacionais e custos relacionados aos recursos humanos.

Armazenagem

Neste custo estão todos os valores gastos com a armazenagem, o acondicionamento e a movimentação das mercadorias. Algum deles são:

· Aluguel do espaço para armazenagem (balcão, armazém ou centro de distribuição);

· Gastos com água e luz:

· Pagamento de impostos;

· Equipamentos e estrutura específicos para armazenamento, como empilhadeiras e flowrack;

· Equipes treinadas para movimentar as mercadorias;

· Sistemas de automação.

É importante ressaltar que os valores investidos nessa etapa, refletem na qualidade dos produtos durante o processo de estocagem. Por exemplo, se as mercadorias forem estocadas e organizadas em um local limpo e com temperatura adequada, com certeza a integridade dos itens será mantida e, consequentemente, as perdas e avarias serão reduzidas.

Transporte

Com certeza, este custo representa a maior parcela dos custos logísticos. O serviço de transporte é o responsável pela entrega do produto ao cliente final.

Dentre as despesas relacionadas ao transporte, podemos citar: aquisição e manutenção da frota; combustível, pedágio, seguros e folha de pagamento, entre outros.

Estoque

O custo do estoque envolve despesas de manutenção, valor de seguros, danos e perdas de mercadorias. Geralmente, o capital investido nele impede a aplicação em outras áreas e operações, portanto, antes de aumentar ou repor mercadorias no estoque, avalie profundamente as demandas e as sazonalidades, a fim de não perder dinheiro.

Embalagem

Em alguns casos, o custo com embalagens pode parecer pequeno, porém, se não houver uma proteção adequada das mercadorias, a empresa pode ter problemas durante os processos de armazenagem, estocagem e de transporte.

Vale lembrar que existem embalagens adequadas para cada produto e cada etapa da cadeia de suprimentos. Além disso, a embalagem é muito mais do que apenas um atrativo: nos ciclos logísticos primários podem oferecer economia, já que otimizam não só o espaço dentro do armazém, mas também durante o transporte dos produtos até o seu destino final.

Administrativo e financeiro

É dentro dos custos contábeis e financeiros que estão previstos os impostos sobre as operações logísticas, como, por exemplo, obrigações trabalhistas, IPI, ICMS, COFINS e CSLL.

É no administrativo e financeiro que também entram os valores necessários para manter o bom fluxo operacional e melhorar a realização das atividades que envolvam a compra de estruturas, equipamentos e sistemas de automação, além de investimentos na capacitação dos colaboradores.

Confira 5 dicas Infalíveis para reduzir seucusto logístico.

Qual a importância da gestão dos custos logísticos?

O desejo de qualquer gestor do setor de logística é otimizar a produtividade, aumentar o faturamento e reduzir custos logísticos com a movimentação de mercadorias.

A gestão logística pode impactar de forma positiva ou negativa as finanças da empresa, assim, é preciso garantir um fluxo de caixa saudável por meio de um controle de custos logísticos eficiente. Quando isso é feito, a empresa pode ter:

Redução de custos: uma gestão de custos eficiente pode garantir economia na remessa de mercadorias e até na diminuição do espaço necessário para armazenamento dos produtos, de forma a controlar proativamente os níveis de estoque;

Melhora na lucratividade e na competitividade: A redução de despesas não é positiva apenas para a empresa. Quanto maior a diminuição de gastos, maior será a lucratividade do negócio e, além disso, torna possível a aplicação de preços mais competitivos no mercado;

Melhora na satisfação do cliente: A qualidade da experiência do cliente pode fidelizar e tornar as vendas recorrentes. Quando a empresa realiza a entrega com precisão e eficiência, melhora a satisfação do cliente;

Maior flexibilidade: Ter flexibilidade é fundamental para as empresas que querem reduzir custos logísticos, principalmente nos últimos tempos de instabilidade econômica. A maior parte das organizações possuem demanda sazonal, o que significa que os custos não são os mesmos ao longo do ano, por isso, as operações logísticas devem ser flexíveis;

Melhora na produtividade: A identificação de gargalos logísticos, como o treinamento das equipes e incentivo a qualificação profissional são de grande importância para a melhora na produtividade do setor logístico;

Melhora na gestão de riscos: Um dos pilares para reduzir custos logísticos é a prevenção de perdas por meio de atividades estratégicas como controle de estoque, rastreamento de cargas, gestão eletrônica de documentos e melhorias no acondicionamento de mercadorias, entre outras.

8 dicas para reduzir custos logísticos

Como você já deve ter percebido, os custos logísticos são muitos e, por isso, devem ser reduzidos de forma eficiente e sem comprometer a qualidade dos serviços prestados. Confira 8 dicas para reduzir custos logísticos e colocar ao alcance da sua empresa uma maior rentabilidade!

1 - Roteirização eficiente

Como já mencionado, o transporte é um dos principais responsáveis pelos custos logísticos em uma empresa. Uma das formas mais eficientes de reduzir esse custo é realizar uma roteirização eficaz de cargas.

Essa roteirização tem como objetivo selecionar os melhores trajetos, otimizando o tempo e as despesas de operação de transporte.

A prática ainda permite reduzir custos logísticos, aproveitar melhor a frota, realizar em menos tempos um número maior de entregas, diminuir o desgaste dos veículos e melhorar a qualidade do serviço prestado, entre outros benefícios.

2 - Manutenções frequentes nas frotas

A manutenção periódica da frota de veículos é fundamental para garantir uma operação de transporte eficiente. Afinal, essa é a principal ferramenta de trabalho do setor de logística.

A falta de manutenção pode causar problemas mecânicos em um veículo, fazendo com que fique parado e isso traz prejuízo para o negócio. Além disso, não realizar a manutenção com uma certa frequência pode gerar riscos para o motorista, outras pessoas na estrada e também para a carga transportada.

Desse modo, é importante manter um calendário de manutenção periódica da frota, a fim de garantir o bom funcionamento dos veículos.

3 - Adoção de tecnologias

É fato que a tecnologia pode ser bastante útil para reduzir custos logísticos. Por isso, ela precisa estar presente na rotina da empresa e deve integrar todas as etapas da cadeia de suprimentos, ajudando a melhorar a qualidade dos serviços e reduzir as despesas.

Assim, é importante investir em tecnologia de última geração e manter tanto os equipamentos quanto os veículos em ótimo estado.

4 - Análise do fluxo de trabalho

A perda da produtividade acontece, muitas vezes, pela falta de padronização no fluxo de trabalho. Muitas vezes pode estar ocorrendo uma etapa desnecessária no processo logístico, causando retrabalho, falhas e até diminuição na lucratividade da empresa. Portanto, ter um fluxo de trabalho bem definido é essencial para o sucesso do negócio.

É importante padronizar e auditar esse fluxo, automatizando os processos e monitorando o desempenho de cada colaborador. Mas antes da automatização, é necessário treinar a equipe. Um bom fluxo de trabalho deve confiar nos colaboradores para concluir as tarefas da forma mais eficaz possível.

Também é fundamental que o gestor peça feedbacks para a equipe, a fim de promover melhorias contínuas.

5 - Capacitação da equipe

Obviamente que quanto mais capacitados forem os colaboradores, maior será a eficiência deles na realização de suas tarefas.

Quando a equipe sabe o quê, quando e como fazer, é certo que a qualidade da tarefa desenvolvida será muito maior, sem contar a redução do risco das falhas, que podem gerar custos desnecessários para empresa.

Portanto, o investimento na capacitação da equipe é uma boa prática para reduzir custos logísticos e melhorar a qualidade dos serviços prestados ou produtos oferecidos pela empresa.

6 - Monitoramento e análise de dados

Os indicadores-chave de desempenho (KPIs) são usados para identificar as falhas que podem comprometer a produtividade e aumentar os custos logísticos da empresa.

Os KPIs, uma vez calculados, permitem que o gestor defina os objetivos para economizar os recursos financeiros da empresa e melhorar a performance de forma geral.

Quando existem metas e objetivos bem definidos, é mais fácil fazer um planejamento logístico mais eficiente e mais preciso em relação à realidade do negócio.

Existem diferentes KPIs que podem ser aplicados na atividade logística. Alguns KPIs logísticos são:

Giro de estoque: compreende a produção, o saldo de produtos estocados, consumos e eventuais perdas.

Lead time: é o prazo entre a realização do pedido até a entrega da mercadoria em seu destino final.

Taxa de vulnerabilidade do controle físico: retrata ocorrências de perdas, quebras e desvios, entre outros.

Taxa de avarias: apresenta porcentagem de perdas de mercadorias durante os trajetos realizados.

On-time in full (OTIF): se refere à eficiência no cumprimento de prazos no transporte de produtos.

On-time delivery (OTD): define o percentual de pedidos entregues dentro do prazo estipulado.

Order fill rate (OFR): informa o tempo de processamento entre a seleção das mercadorias no estoque, a etapa de embalagem e o despacho.

7 - Defina metas e objetivos

O monitoramento de KPIs permite identificar os erros que podem prejudicar a produtividade e aumentar os custos da empresa. Quando eles são identificados, é possível definir os objetivos a serem atingidos para reduzir custos logísticos e melhorar o desempenho do departamento.

Objetivos e metas consistentes permitem um plano de logística bem mais eficiente e baseado na realidade da empresa.

8 - Controle das mercadorias do estoque

A pandemia da Covid-19 causou um boom de vendas on-line que veio para ficar. Para conseguir atender a alta demanda, muitas empresas acabam aumentando as compras de mercadorias, buscando aumentar o seu estoque.

No entanto, à medida que o gestor adquire mais SKUs, o estoque aumenta. Porém, expandir a área de armazenagem ou ter um novo centro de distribuição pode aumentar os custos da empresa. Portanto, o mais indicado é otimizar o espaço já existente para o estoque.

Uma boa dica é a verticalização da armazenagem. Além disso, é importante fazer um bom gerenciamento de cada endereço utilizando um software de gestão de armazenamento.

Também é importante lembrar que ter um bom layout de endereçamento, que favoreça o picking, influencia na otimização do espaço.

Conclusão

Ao longo do artigo, procuramos deixar claro que reduzir custos logísticos é sim uma prioridade, mas é preciso que isso não diminua a qualidade dos serviços prestados. Afinal, não adianta economizar de um lado e perder eficiência de outro.

Assim, a fim de garantir que os processos logísticos mantenham um alto nível de qualidade e escalabilidade, o uso da tecnologia é essencial.

Existem muitas estratégias que podem ser implementadas quando se deseja a diminuição desses custos. Neste conteúdo, apresentamos apenas algumas delas e, com certeza, essas dicas irão te ajudar a dar os primeiros passos na redução de custos, mantendo a qualidade e aumentando a rentabilidade da sua empresa.

Indica Aqui - Programa de Indicações Grupo MáximaTech
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
TodosGestão de frota

Categorias

Todos

Gestão de armazém

Gestão de frota

Casos de Sucesso

Sem categoria

Banner Planilha de Gestão de Armazém - onBlox

Compartilhe nas Redes

Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Artigos Relacionados

O custo de não utilizar tecnologia na logística

Nos dias de hoje não é raro encontrar operações logísticas de atacado e distribuidor com…

7 de outubro de 2024

realizar-inventário-produtivos-blog

10 dicas de ouro para realizar inventário produtivos

Realizar um inventário de estoque de maneira eficaz é fundamental para garantir a precisão dos…

23 de setembro de 2024

Homem usando um notebook em um armazém

O que é e como funciona um sistema dinâmico de armazenagem

Sistemas eficientes de armazenagem permitem otimizar o espaço, melhorar a acessibilidade e reduzir erros e…

27 de agosto de 2024

Inscrever-se
Acessar
Notificar de
guest
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Marca onBlox
Sua logística otimizada a partir de sistemas voltados para o gerenciamento de armazéns e frotas totalmente flexíveis, descomplicados e sem depender de grandes recursos. Tecnologia de ponta que se adequa ao seu cenário, com implementação simplificada e remota. Seja na indústria, atacadistas distribuidores ou transportadoras, nossas soluções elevam seus resultados sem elevar custos.
Entre em contato
Mapa do site
Clientes
Gestão de Armazém
Gestão de Frotas
Pacotes
Blog
Materiais Ricos
Contato
Sobre Nós
Peça uma demonstração
Políticas
Política de privacidade
Política de cookies
Formulário de privacidade
Fale com o suporte
Seja atendido por nossa equipe técnica

Visit our FacebookVisit our InstagramVisit our LinkedIn
wpDiscuz
0
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
()
x
| Responder
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram