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estratégia RCM

Por que devo usar a estratégia RCM na minha gestão logística?

A confiabilidade é um quesito bastante importante quando nos referimos à manutenção e segurança dos equipamentos e ativos de uma empresa - e, para isso, existe a RCM, ou Manutenção Centrada na Confiabilidade.

A manutenção é uma atividade necessária e obrigatória para qualquer organização que atua com produção e processos operacionais contínuos.

Para que essa prática tenha o melhor desempenho possível, é preciso dar atenção a detalhes que evitam as falhas de equipamentos que podem impactar drasticamente todo o processo operacional de uma empresa ou indústria.

Dentro desse contexto, a Manutenção Centrada na Confiabilidade surge como uma metodologia estruturada para estabelecer a melhor estratégia para aplicar as técnicas adequadas de manutenção.

Quer saber mais sobre esse método e suas vantagens? Acompanhe.

O que é o RCM?

RCM é a abreviação de Reliability Centered Maintenance, que, na tradução, significa Manutenção Centrada na Confiabilidade.

A RCM surgiu na indústria aeronáutica americana em análises das políticas de manutenção da aviação civil. No início da década de 1970, os primeiros conceitos desse método foram criados e documentos em trabalhos científicos.

Uma das principais ferramentas de gestão de ativos, a RCM é uma metodologia estruturada que reúne as melhores práticas de manutenção e garante a confiabilidade e disponibilidade de equipamentos considerados essenciais para a produção de uma companhia.

Em suma, a Manutenção Centrada na Confiabilidade é uma estratégia utilizada para que o gestor saiba qual o tipo de manutenção que deve ser aplicado em sua empresa, e que garanta a eficiência esperada.

Qual o objetivo da Manutenção Centrada na Confiabilidade?

O principal objetivo ao implementar o método da Manutenção Centrada na Confiabilidade é o de ampliar a disponibilidade dos equipamentos e componentes e, desse modo, melhorar a produtividade.

Por meio dessa metodologia, é possível definir a estratégia mais eficiente de manutenção e determinar quais são os itens com maior vida útil. Além disso, a RCM considera como preocupações principais:

- Elaborar a análise de falhas;
- Estabelecer a metodologia para realizar uma análise crítica;
- Definir os critérios para determinar as prioridades, levando em consideração os aspectos financeiros;
- Averiguar a eventualidade de uma recorrência;
- Considerar a possibilidade acontecerem erros;
- Determinar as práticas mais eficazes e que proporcionem segurança, a fim de evitar qualquer falha e garantir a vida útil do equipamento ou ativo.

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Agora que já sabemos qual o objetivo da RCM, vamos conhecer suas principais vantagens para o setor logístico.

Vantagens da estratégia RCM para a logística

Quando a RCM é executada corretamente e de forma eficiente, ela pode oferecer as seguintes vantagens:

Mais eficiência

Geralmente, a RCM torna o sistema mais eficiente porque se concentra principalmente em seu gerenciamento. Além disso, a metodologia otimiza o desempenho, elimina as falhas e aumenta o uso dos ativos. Tudo isso porque torna todo o processo livre de erros, reduzindo os motivos para as manutenções, entre outros.

Redução de custo

A Manutenção Centrada na Confiabilidade também reduz os custos relacionados à manutenção, pois elimina as falhas antes mesmo que elas ocorram. Vale ressaltar que algumas delas podem requerer mais recursos para serem corrigidas, o que acaba elevando ainda mais os custos. Portanto, método é capaz de reduzir a manutenção geral e os custos de recursos.

Menos falhas

Essa metodologia, na maioria dos casos, diminui as chances de falhas repentinas, seja dos equipamentos ou dos ativos. Isso porque ela mantém o ativo específico, reduzindo todas as formas possíveis de uma falha.

Maior produtividade

Quando o sistema é eficaz e as falhas repentinas quase inexistentes, a RCM garante a satisfação do cliente e a sua consequente fidelização, além de aumentar a confiabilidade da empresa.

Substituição de ativo

Quando um ativo falha por algum motivo, ou quando ele é destruído, a sua substituição é essencial, já que apenas irá aumentar os recursos capazes de realizar a mesma função.

Desvantagens da RCM para a logística

No entanto, a Manutenção Centrada na Confiabilidade, em alguns casos, pode apresentar algumas desvantagens para o setor logístico. Entre elas, podemos citar:

Manutenção regular

Uma das principais desvantagens da RCM é a exigência de manutenção regular e contínua a fim de manter os equipamentos ou ativos protegidos de falhas e deixá-los mais confiáveis.

Necessidade de treinamento e investimento inicial

O primeiro passo antes de introduzir a RCM é treinamento dos colaboradores, que é obrigatório, e por isso o custo inicial para realizar a metodologia pode ser alto.

Exige tempo e recurso

Para que a análise da RCM seja realizada com êxito e possa manter as prioridades, é preciso investir mais tempo e recursos.

Complexidade

Que a RCM é um método muito eficiente, não há dúvidas, porém, a metodologia é bastante complexa e não é muito fácil de executar.

Problemas financeiros

Outra desvantagem é que a Manutenção Centrada na Confiabilidade não se concentra nos problemas financeiros da empresa.

Não leva em conta a manutenção de custos

A RCM é um método que exige uma manutenção contínua, porém, o processo não considera o custo adicional de propriedade e nem a manutenção de ativos e equipamentos.

Por que devo usar a estratégia RCM na minha gestão logística?

A empresa que deseja manter a sua competitividade não pode correr o risco de sofrer paralisações em seu processo produtivo. É preciso manter a produção funcionando perfeitamente, assim como se certificar de que os equipamentos e os ativos estão desempenhando a todo tempo as funções às quais foram destinados.

A RCM aplicada nos ativos mais críticos irá garantir uma operação segura e sem falhas, pois ela se concentra no desenvolvimento e otimização de manutenções rotineiras e preventivas.

Assim, essa metodologia não é apenas uma maneira de aumentar a confiabilidade dos equipamentos e ativos, mas também uma estratégia eficiente para que a empresa não sofra com os prejuízos relacionados às paradas e falhas inesperadas.

Passo a passo para implementar a Manutenção Centrada na Confiabilidade

São muitos os métodos para implementar a RCM. Veja abaixo os seis passos fundamentais para inserir essa estratégia na logística da sua empresa.

1. Selecionar sistema e equipamentos

O primeiro passo é escolher os equipamentos e ativos para análise e implementação da RCM, pois ambos devem ser críticos no que se refere aos seus efeitos sobre as operações, os custos de reparos anteriores e os das manutenções preventivas já realizadas.

2. Identificar a função e os limites dos sistemas

No segundo passo, a Manutenção Centrada na Confiabilidade já ganha forma e é necessário identificar a função e os limites dos sistemas dos equipamentos selecionados. É preciso incluir as descrições qualitativas e quantitativas das tarefas realizadas pelos ativos dentro de todo o processo operacional.

3. Pensar nas possíveis falhas do sistema

No terceiro passo, o objetivo é relacionar todas as formas de falhas que podem ocorrer no sistema, como, por exemplo, a falha de uma correia transportadora que pode atrasar ou até mesmo impedir o transporte das mercadorias.

4. Identificar os motivos das falhas

Para identificar as possíveis causas das falhas de equipamentos e ativos, é essencial o suporte técnico de operadores e profissionais especialistas em RCM. Somente eles são capazes de identificar com precisão determinadas causas-raiz, como correias soltas, falha de rolamentos ou lubrificação dos roletes, entre outros.

5. Pensar em formas de correção das falhas

Neste passo, é determinada a estratégia de manutenção mais adequada para cada modo de falha. Esse método deve ser técnica e economicamente viável.

A manutenção escolhida deve ser baseada em condições que tornam mais fáceis a identificação de modo de falha ainda no início para, em seguida, aplicar a manutenção preventiva. Esta deve ser baseada no tempo ou no uso, quando, for econômica e tecnicamente possível para reduzir o risco de falha.

No caso dos modos de falha que não possuam um monitoramento satisfatório conforme as opções e condições de manutenção preventiva, será necessário reformular o sistema para modificar ou eliminar o modo de falha.

6. Implementar e revisar a manutenção regular

Neste último passo, é importante dizer que a metodologia RCM só poderá ser útil quando as instruções relacionadas à manutenção são colocadas em prática. Também é fundamental revisar essas recomendações regularmente, além de renovar a estratégia na medida em que novas informações surgirem.

Manutenção da confiabilidade com a tecnologia

É fato que as operações logísticas são complexas e exigem muito planejamento estratégico, além de um acompanhamento eficiente para que os resultados sejam entregues dentro das expectativas esperadas. Dentro desse contexto, é possível contar com duas ferramentas que contribuem na otimização das atividades e no aprimoramento na performance de todo o processo dentro do armazém e da frota. São elas: a WMS e a TMS.

O Warehouse Management System (WMS) – ou, em português, Sistema de Gerenciamento de Armazém – é um software especialmente desenvolvido para tratar e cuidar das operações relativas ao gerenciamento de estoque de uma empresa.

Já o Transportation Management System (TMS), ou Sistema de Gerenciamento de Transporte, em sua tradução livre, é uma plataforma criada para aumentar o controle, a qualidade e o desempenho da frota.

As duas ferramentas, além de tornar as atividades automatizadas, otimiza a produtividade, o desempenho e aumenta a segurança e a confiabilidade das operações de modo inteligente.

Vale ressaltar que essas ferramentas não são projetadas somente para executar tecnologicamente os processos. Elas também são capazes de receber e interpretar os dados por meio de algoritmos e, desse modo, sugerirem a melhor solução para determinados problemas.

Exemplificando: quando um WMS é programado para sinalizar o momento em que um item alcança o seu nível mínimo de quantidade no estoque, o sistema já indica a necessidade de reposição do mesmo.

No caso do TMS, ele pode indicar quando um veículo é liberado para transportar mercadoria sem revisões programadas, documentações necessárias e peças que necessitam de atenção.

Diante disso, podemos afirmar que esses dois sistemas são capazes de contribuir para a redução de gastos e desperdícios operacionais, além de aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pela empresa e a segurança da sua frota.

Embora a gestão logística possa ser um grande desafio diário enfrentado pelos colaboradores, é possível contar com soluções tecnológicas que contribuem para o aprimoramento dos processos e garantem resultados cada vez melhores.

Que tal utilizar os sistemas WMS e TMS para otimizar suas operações logísticas? Entre em contato com a gente: a onBlox tem o conhecimento logístico e as soluções desenvolvidas especialmente para as necessidades de sua empresa.

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