Para entender o ponto de ressuprimento é preciso antes compreender a importância de uma gestão de estoque eficiente, já que o ponto de ressuprimento é um recurso útil nesse processo.
Assim, sabemos que a gestão de estoque é fundamental para as operações comerciais. Ela auxilia em relação a:
- controle de perdas e desperdícios;
- garantia de continuidade das operações de maneira padronizada;
- qualificação do planejamento financeiro devido ao controle de gastos;
- meios para atração e retenção de clientes.
O problema é que para fazer uma gestão de estoque eficaz é preciso ter parâmetros de controle. Nesse sentido é que aparece o chamado ponto de ressuprimento. Saiba mais sobre ele e como esse recurso pode ser o diferencial nas suas reposições.
O que é ponto de ressuprimento?
O ponto de ressuprimento se refere à quantidade mínima de um produto que deve estar em estoque antes que seja necessário fazer um novo pedido.
A ideia é que quando o nível de estoque de determinado item atingir o ponto de ressuprimento dele, seja acionado um alerta para reabastecer ou reordenar esse item. O objetivo é simples: evitar a falta de estoque e garantir que haja suficiente quantidade do produto disponível para atender à demanda dos clientes. Isso até que o próximo lote do produto chegue.
É bom lembrar que determinar o ponto de ressuprimento correto exige equilíbrio. Por um lado, esse ponto não pode ser elevado demais, a ponto de gerar excesso de estoque. Isso pode levar a custos de armazenamento mais altos e possíveis desperdícios. Vale lembrar que os produtos podem se deteriorar ou mesmo se tornar obsoletos.
Por outro lado, o ponto de ressuprimento não pode ser muito baixo, pois, neste caso, existe o risco de a empresa ficar sem estoque. Consequentemente, a organização pode sofrer com vendas perdidas e clientes insatisfeitos.
É por isso que esse conceito é muito importante. Ele ajuda as empresas a atuarem de maneira mais organizada, facilitando o controle de seus processos de reposição no dia a dia.
Quais os benefícios do uso do ponto de ressuprimento?
No geral, podemos considerar 3 grandes benefícios que aparecem para empresas que trabalham com o ponto de ressuprimento. Eles são os seguintes.
- Redução de custos: combatendo a falta ou o excesso de estoque, o ponto de ressuprimento ajuda a reduzir custos. Isso inclui os gastos associados à perda de vendas devido à falta de estoque e custos de armazenamento devido ao excesso de estoque.
- Melhoria no atendimento ao cliente: o ponto de ressuprimento garante que os produtos estejam sempre disponíveis para os clientes quando eles precisam. Isso pode melhorar a satisfação e levar a um aumento nas vendas.
- Otimização dos níveis de estoque: o ponto de ressuprimento ajuda a manter os níveis de estoque dentro do ideal. Isso significa itens suficientes para atender à demanda, mas não em quantidade que acabe com excesso de estoque.
No geral, o ponto de ressuprimento deve ser considerado uma ferramenta valiosa na gestão de estoque eficiente.
Consequentemente, podemos pensar em desdobramentos desses benefícios como os seguintes.
Evitar a falta de produtos
Ao identificar o ponto de ressuprimento, a empresa consegue evitar surpresas quanto à falta de produtos. Esse pode ser um diferencial em relação a organizações que frustram seus clientes tendo que cancelar um pedido realizado.
Melhorar a gestão do fluxo de caixa
Com o ponto de ressuprimento, você pode prever quando e quanto insumo precisa comprar. E isso ajuda na gestão do fluxo de caixa.
Dessa forma, as compras tendem a ser mais propícias para o ciclo produtivo. Cada Real gasto pode ser feito de acordo com as necessidades que a empresa tem, evitando desperdício.
Reduzir a busca pela concorrência
Se toda vez que precisar de uma solução o cliente encontrar o seu produto, ele terá uma visão positiva da sua marca. Melhor ainda se ele se encantar com a compra. A tendência é que isso reduza sua busca pela concorrência.
A realidade é que empresas bem-sucedidas tendem a ser aquelas que se aperfeiçoam em resolver os problemas dos clientes. Logo, garantindo a disponibilidade e a qualidade, a tendência é que elas criem diferenciais da concorrência e assim ocupem um espaço maior no mercado.
Facilitar a estabilização dos preços
Devido ao planejamento de recursos, o ponto de ressuprimento pode ajudar a estabilizar os preços. Assim, sua empresa ganha também em previsibilidade. E isso ajuda o cliente a tomar decisões favoráveis a ela, especialmente considerando o médio e longo prazos.
Como calcular o ponto de ressuprimento?
É importante que as empresas tenham como calcular adequadamente seu ponto de ressuprimento. Isso as ajuda em relação à precisão no trabalho com o estoque e a se beneficiar dos pontos já destacados anteriormente.
Sugerimos então trabalhar com 3 passos simples para fazer esse cálculo. Confira.
- Identificação do Consumo Médio Diário (CMD): o que chamamos de CMD é a quantidade média de um produto que sua empresa vende por dia. Você pode calcular isso somando todas as vendas de um produto em um determinado período. Posteriormente, divida o resultado pelo número de dias nesse período.
- Determinação do Tempo de Ressuprimento (TR): já o TR é o tempo necessário para receber um novo lote de produtos após fazer um pedido ao fornecedor. Isso pode variar dependendo do produto e do fornecedor.
- Cálculo do Ponto de Ressuprimento: uma vez que você tenha o CMD e o TR, você pode calcular o ponto de ressuprimento. Use a seguinte fórmula: Ponto de Ressuprimento = CMD × TR.
Como funciona na prática
Para simplificar, vamos a um exemplo. Imagine que o seu CMD seja de 10 unidades e o seu TR, de 7 dias. Assim, o seu ponto de ressuprimento seria 70 unidades. Na prática, significa que quando o seu estoque atingir 70 unidades, é hora de fazer um novo pedido.
Note que o cálculo é bastante simples, mas ele exige que a empresa seja organizada para manter as informações em dia.
Até porque alguns fatores podem afetar o cálculo do ponto de ressuprimento. É o caso de quando a demanda por um produto varia sazonalmente. Em situações assim pode ser necessário ajustar o seu CMD de acordo. Da mesma forma, o TR também pode variar (por exemplo, se o tempo de entrega do fornecedor for inconsistente).
De qualquer maneira, é importante revisar e ajustar regularmente o seu ponto de ressuprimento para garantir que ele seja preciso independentemente das circunstâncias.
Por que as pessoas devem aplicar esses conceitos para otimizar suas próprias operações de estoque?
A aplicação de conceitos como gestão de estoque eficiente e ponto de ressuprimento costuma trazer uma série de benefícios significativos para as empresas. Especialmente quando se trata de otimizar as operações de estoque.
É interessante notar que tais benefícios podem proporcionar uma vantagem competitiva que muitas companhias não possuem. Assim, o simples fato de ter atenção a eles ajuda as organizações a se distanciarem de sua concorrência e, especialmente no longo prazo, atingirem resultados cada vez melhores.
Aqui estão algumas das principais razões pelas quais as empresas devem considerar a aplicação desses conceitos.
Melhoria na eficiência operacional
A aplicação desses conceitos pode resultar em uma melhoria substancial na eficiência operacional. Isso ocorre porque eles ajudam a garantir que os produtos certos estejam sempre disponíveis no momento certo. Assim, é em relação ao atendimento das demandas de mercado que as organizações conseguem se qualificar.
Redução de custos
Como destacado, uma gestão eficiente do estoque pode resultar em uma redução significativa nos custos operacionais. Isso inclui:
- custos de armazenamento e distribuição;
- custos de perda de vendas devido à falta de estoque e;
- custos associados ao excesso de estoque.
A ideia é que, ao minimizar esses custos, as empresas consigam melhorar suas margens de lucro e sua saúde financeira geral.
Melhoria no atendimento ao cliente
Ter os produtos certos disponíveis quando os clientes precisam é o que costuma gerar um aumento no índice de satisfação do cliente. E é natural que isso acompanhe um aumento nas vendas e na retenção de clientes. Além disso, pode melhorar a reputação da empresa e fortalecer o relacionamento com seu público-alvo.
Portanto, quando o estoque é devidamente controlado, a tendência é que ele desencadeie uma série de benefícios para a empresa que, no longo prazo, ajudará também a melhorar a imagem dela.
Aumento da competitividade
As empresas que gerenciam eficientemente seus estoques tendem a atender melhor às necessidades de seus clientes. Isso tende a resultar em um aumento na participação de mercado e na competitividade geral. Logo, elas conseguem fazer da sua melhor organização um diferencial de mercado.
Nesse sentido, é bom destacar que existem vários softwares e sistemas de gestão de estoque que podem auxiliar no cálculo e gerenciamento do ponto de ressuprimento. Esses sistemas incorporam a estratégia do ponto de ressuprimento e podem ser muito úteis para otimizar as operações de estoque.
A dica é contar com soluções assim para lidar com o ponto de ressuprimento e demais demandas organizacionais, simplificando processos e evitando erros.
Agora que sabe o que é ponto de ressuprimento, confira também o que é giro de estoque e como calcular.