Detectar um problema mecânico a tempo em seu caminhão, antes que ele se torne mais grave, pode evitar dores de cabeças e, claro, menos prejuízos para a empresa. Melhor ainda se você conseguir se planejar preventivamente, a ponto de não permitir que estes problemas apareçam.
Por isso, é sempre bom reforçar a importância das manutenções preventivas frequentes com a frota, possibilitando que os mecânicos e motoristas tenham sempre a garantia de um melhor funcionamento de seus veículos e que suas oficinas não necessitem gastar tempo e dinheiro com consertos que poderiam ser evitados.
Mas como fazer tudo isso na prática e identificar os primeiros indícios de problemas mecânicos nos caminhões? Acompanhe.
Afinal, qual a importância de prezar pela manutenção preventiva da frota?
Como destacamos, detectar os indícios de um problema mecânico em seu caminhão é um fator importante dentro de uma gestão de frotas eficiente e, de fato, pode contribuir para garantir o bom desempenho dos veículos e também evitar paralisações e custos mais elevados com consertos.
No entanto, um bom cronograma de manutenções preventivas pode prolongar a necessidade dessa etapa e, inclusive, garantir que tais indícios nem apareçam ou, pelo menos, demorem mais para surgirem.
Dessa forma, podemos dizer que as manutenções preventivas de uma gestão de frota proporcionam vantagens indiscutíveis, tanto às operações, como à saúde financeira da empresa, conforme listagem a seguir. Confira!
- Prolonga a vida útil dos veículos, seus componentes e peças;
- Evita a necessidade de manutenções corretivas;
- Contribui para a redução de custos;
- Garante um melhor desempenho da frota por mais tempo;
- Proporciona mais segurança às operações e aos seus colaboradores;
- Minimiza o risco de paralisações e inutilização dos veículos;
- Melhora a qualidade de suas entregas e, consequentemente, a satisfação de seus clientes.
Como planejar uma manutenção preventiva eficiente?
Não importa a idade ou tamanho de sua frota. Criar um cronograma de manutenção preventiva é fator estratégico para uma boa gestão.
Mas como fazer isso no dia a dia? Na verdade, não existe um padrão de cronograma ou qualquer tipo de regra engessada para a prática.
Pelo contrário, esse tipo de estratégia é completamente flexível e deve atender às necessidades de cada negócio, conforme as características e especificidades da empresa e de suas operações.
Então, por exemplo, você pode definir suas próprias regras e políticas para as manutenções preventivas de sua frota, como calendários fixos (ex: semanalmente, mensalmente etc.), por operações realizadas (ex: ao final de cada entrega), por tipo de veículo (ex: os mais velhos têm prioridades) e assim por diante.
Em outras palavras, cabe ao gestor e suas equipes avaliarem as reais necessidades e implementarem suas respectivas estratégias, conforme suas próprias operações.
Que tipos de avaliações podem ser feitos durante esse processo?
Da mesma forma que um cronograma de manutenções preventivas pode ser flexível, os procedimentos adotados por seus mecânicos e motoristas também seguem esta mesma linha de pensamento.
Ou seja, as práticas adotadas para avaliações e detecção de um possível problema mecânico podem variar conforme as necessidades e características de suas operações.
No entanto, para tornar esse planejamento mais fácil e prático, listamos alguns exemplos de testes e checagens que você pode estabelecer no dia a dia de sua empresa. Confira!
Testagem do sistema de injeção eletrônica
O teste de injeção eletrônica é uma das avaliações mais importantes que podem ser implementadas à sua gestão de frota, justamente por permitir analisar todo o sistema responsável por "injetar" o combustível no motor do veículo.
Para isso, é necessário que seu mecânico ou oficina responsável possuam um scanner específico, que vai mensurar fatores essenciais sobre o funcionamento do sistema, bem como a quantidade de combustível injetada, o fluxo do líquido, possíveis falhas e problemas no processo.
Assim, recomenda-se o suporte de especialistas em injeção eletrônica e, claro, uma mão de obra devidamente qualificada e capacitada para a aplicação deste tipo de manutenção.
Testagem do sistema de exaustão
A realização deste teste visa não somente detectar um possível problema mecânico em seu caminhão, como também garante um melhor desempenho de seus motores e, de quebra, um controle mais apurado sobre a emissão de gases poluentes no ar.
Esse tipo de problema pode ser facilmente identificado de forma visual, quando há queima de combustível e, consequentemente, há presença de fumaças mais escuras no sistema de escape do veículo.
No entanto, caso isso não seja visível, é possível também mensurar as emissões e riscos a partir de equipamentos específicos, como sensores que sua oficina pode contar.
Testagem do sistema de frenagem
O sistema de frenagem dos caminhões é fator crucial para a segurança de seu veículo, carga e colaboradores. Logo, realizar uma manutenção preventiva e a devida checagem das peças e componentes é uma obrigação de qualquer gestão de frotas.
Para isso, indica-se, por exemplo, analisar os níveis dos fluidos de freios, drenar os reservatórios de tempos em tempos, conferir as pastilhas e lonas, testar os pedais e checar o funcionamento adequado dos sinais luminosos.
Testagem da suspensão
Outro teste possível de ser realizado em seu cronograma de manutenções preventivas da frota se refere ao sistema de suspensão.
Afinal, estamos falando também de um componente essencial e que envolve desempenho e segurança dos veículos.
Além disso, quando se trata de transporte de cargas, a suspensão automaticamente se torna um dos sistemas que mais sofrem desgastes com o tempo e, portanto, esse tipo de checagem deve ser contínuo e frequente.
Para isso, recomenda-se avaliar sempre as condições de molas, se há braços e bandejas deslocados, se há folga nos pivôs, desgastes em buchas e assim por diante.
Rodízio de pneus
Outra prática muito comum e extremamente importante dentro de uma manutenção preventiva é o chamado rodízio de pneus, que visa justamente aumentar a vida útil dessas peças e garantir um melhor desempenho à condução do motorista.
Assim, é fundamental que seu mecânico ou o próprio condutor avalie as condições de cada pneu e recomende a mudança de eixo sempre que necessário.
Afinal, é comum que os eixos inferiores consumam mais o material do pneu, justamente por aguentarem mais peso das cargas. Além disso, há outros fatores que influenciam o desgaste do material, como a qualidade das pistas, a forma de condução do veículo e a própria origem do pneu.
Portanto, implemente esta prática, mensure o consumo do pneu e realize o rodízio sempre que necessário.
Checagem de faróis e lanternas
Simples e prática, essa avaliação também é de suma importância dentro de uma gestão de manutenções e, inclusive, pode evitar outros tipos de problemas mecânicos e até mesmo eliminar a possibilidade de multas e acidentes.
Para isso, pode-se criar uma rotina de conferência antes e depois de cada operação: o motorista deve checar todo o sistema de iluminação do veículo e averiguar se lanternas e faróis estão funcionando adequadamente antes de iniciar uma viagem.
Quais são os principais indícios de problema mecânico no caminhão?
Ainda que haja um bom cronograma de manutenções preventivas, todo caminhão está passível de apresentar algum problema mecânico ao longo de sua vida útil.
E isso pode ter origens distintas, como condições de condução do motorista, acidentes, qualidade das estradas, qualidade das peças e combustíveis usados e assim por diante.
Dessa forma, o mais importante é, sempre que detectar qualquer tipo de problema mecânico no veículo, não esperar para agir ou deixar que a situação se agrave com o tempo.
E para que fique mais fácil esse tipo de identificação precoce, nós listamos também alguns dos principais indícios de que seu caminhão esteja com algum problema mecânico.
1. Emissão de fumaças mais escuras
Como vimos, um dos principais indícios de que seu caminhão está com algum problema mecânico é a emissão de gases poluentes, quase sempre mais escuros.
Mas isso nem sempre é uma regra. Afinal, fumaças claras e esbranquiçadas também podem apontar para possíveis falhas nos sistemas internos.
Em geral, a mudança drástica nas cores da fumaça ou no volume de emissão se dá por problemas comuns, como queima de óleo e combustível (o que gera mais poluição, mais consumo e pode acarretar a queda da qualidade do motor) ou defeitos no catalisador.
2. Limagem no óleo lubrificante
Outro indício fácil de identificar e que é de suma importância para a manutenção preventiva do veículo é a presença de limagem no óleo lubrificante. Isso se nota geralmente quando há troca do líquido, que pode deixar resquícios e sujeiras nos reservatórios e componentes usados.
E isso também pode ter origens distintas, como falta de troca dos filtros, uso de lubrificantes de baixa qualidade, atritos entre peças metálicas que causam fuligem e até contaminações de produtos.
3. Desgaste irregular nos pneus
Quando sugerimos a implementação de um rodízio de pneus, é justamente para controlar e mensurar também o consumo dos mesmos.
Afinal, isso é muito comum no transporte de cargas, mas nem sempre esses desgastes se dão pelo excesso de peso dos caminhões. Pode haver também algum problema mecânico presente no veículo, como falta de alinhamento e balanceamento das rodas.
Nesses casos, a tendência é de haver um desgaste ainda maior do material e, quase sempre, de forma irregular e desproporcional aos demais eixos do caminhão.
4. Perda de potência
Se o condutor notar qualquer perda de potência ao dirigir o caminhão, é fundamental que ele informe ao mecânico da empresa, justamente para se detectar em tempo a presença do problema mecânico.
E isso também pode ter motivos diferentes, como a qualidade do combustível utilizado, presença de sujeira nas tubulações, defeitos nas velas e no sistema de injeção, entre outros.
Por isso, ao perceber qualquer alteração no desempenho do motor, pare imediatamente e consulte uma oficina de confiança.
5. Freios falhando
O sistema de frenagem vai muito além do desempenho do veículo. Estamos falando de uma questão de segurança e integridade, tanto de sua carga, como de seus colaboradores.
Portanto, rodar com indícios de um problema mecânico com os freios do caminhão seria uma irresponsabilidade enorme e que colocaria em risco a vida de pessoas.
Sendo assim, qualquer ruído com as pastilhas, falhas no pedal, consulte imediatamente um mecânico de confiança.
Fora isso, vale reforçar que, em geral, esse tipo de manutenção costuma ser prática, rápida e de baixo custo para a empresa.
6. Pouca estabilidade na condução
Com o passar do tempo e o aumento do uso do veículo, é normal também que haja indícios de perda na estabilidade da condução, como folgas no volante, suspensão "batendo muito", câmbio com dificuldades para "entrar" a marcha correta e assim por diante.
Tudo isso pode ocorrer principalmente em veículos mais antigos e que não tiveram a devida manutenção em dia. Porém, ainda assim, muitos desses problemas mecânicos podem ser resolvidos ou minimizados, desde que os condutores e responsáveis realizem uma visita ao mecânico sempre que notarem esses fatores.
Na prática, isso pode ter origem no desgaste de buchas e peças do sistema de suspensão, falhas e folgas no sistema de direção e defeitos com a caixa de câmbio.
7. Luzes e faróis falhando
O sistema elétrico do carro também é fundamental para o desempenho da condução, assim como para a segurança da carga e do motorista.
Portanto, como sugerimos, é possível realizar checagens frequentes para analisar se todo o sistema está funcionando adequadamente antes mesmo de iniciar uma viagem.
Porém, mesmo assim, algum tipo de problema mecânico pode ocorrer nesse sistema ao longo de uma operação, bem como mal contato em faróis, descarregamento da bateria e até mesmo curtos na parte elétrica.
Por isso, como dica, carregue sempre um cabo de chupeta para a necessidade de recarga da bateria, fique de olho nos sinais do painel do caminhão e busque um suporte profissional sempre que notar algo fora do comum.
Essas são algumas dicas sobre a importância de uma boa manutenção preventiva e os principais indícios de que o seu caminhão está com algum tipo de problema mecânico.
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