Voice picking: o que é e como funciona a separação por voz

Saiba o que é o Voice Picking e como essa moderna solução logística pode trazer resultados na separação de seus pedidos.

Entre todas as etapas e processos indispensáveis dentro da cadeia de suprimentos, a separação de mercadorias se destaca como uma das mais fundamentais e importantes para a eficiência do Supply Chain. O chamado Voice Picking, ou separação por comando de voz, é um desses modelos já aplicado por diversas empresas e que ganha cada vez mais notoriedade no mercado logístico.

Para entender melhor os diferenciais do Voice Picking e o porquê desse método ser tão cobiçado atualmente, preparamos este post com dicas e informações úteis sobre o assunto. Acompanhe!

Afinal, o que é o Voice picking?

Hoje, a tecnologia se faz presente – e essencial – dentro de qualquer cadeia de suprimentos, e um dos processos que mais depende dela para ser, de fato, eficiente, é a separação de pedidos. No entanto, há diferentes formas de realizar o picking, desde manuais, automatizadas, por meio de códigos de barras e, finalmente, por comandos de voz: o chamado Voice Picking.

Essa tecnologia de separação por voz é, sem dúvidas, uma das recentes tendências que englobam o conceito de Logística 4.0, especialmente quando o assunto é gestão de estoque. Ela por ser dimensionada para atender às diversas exigências de muitos negócios, e proporciona uma eficiência extraordinária e prática em diferentes aspectos do processo de picking.

Para se ter uma ideia, de acordo com levantamentos de especialistas, o Voice Picking pode garantir até 100% na qualidade e eficácia da separação de pedidos, dependendo dos objetivos e metas estipuladas pelas empresas.

O resultado são benefícios práticos para a logística e o negócio como um todo, como redução de custos, aumento de produtividade, flexibilização da mão de obra, agilidade nas entregas, entre outros que veremos com mais detalhes.

Aproveite também para baixar nosso eBook sobre as tendências para a logística: Logística Lean, Logística 4.0 e a transformação digital 

E como funciona o Voice Picking na prática?

Entre os modelos de picking mais recomendados atualmente, vale destacar aqueles integrados a um sistema WMS (Warehouse Management System), que utilizam hardwares equipados com scanners, como é o caso dos coletores de dados que disparam tarefas por meio códigos de barras/RFID, ou aqueles por comando de voz, o chamado Voice Picking.

Este segundo é considerado uma das soluções que melhor atende às atuais necessidades de um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo. Afinal, a tecnologia permite operações muito mais rápidas, práticas e menos dispendiosas, ainda que frente à uma demanda elevada.

Na prática, o sistema de Voice Picking opera com um aparelho eletrônico específico, composto de fone de ouvido, um terminal portátil e um software integrado aos comandos do WMS. Essa ferramenta consegue interagir diretamente com os operadores do depósito por meio de uma inteligência artificial baseada na interpretação de uma voz humana.

Em outras palavras, o equipamento literalmente “conversa” com o operador, buscando e compartilhando, de imediato, qualquer informação ou dado necessário dos produtos e itens cadastrados no sistema WMS.

Ou seja, o Voice Picking permite a conversão de dados em voz e de voz em dados. Por exemplo, se um operador emite um comando vocal para localizar determinado item no estoque, imediatamente o aparelho trará a resposta com o endereçamento correto e demais informações necessárias, como quantidades, números de lotes, tipos de SKU, entre outras especificidades totalmente personalizáveis.

E essa eficiência ainda pode ser estendida para outras atividades fora do picking. É o caso dos inventários, por exemplo, no qual o Voice Picking pode se tornar um excelente diferencial, mensurando e controlando melhor a contagem ou a necessidade de reabastecimento de determinado setor.

Quais os principais problemas que o Voice Picking trata?

Evidentemente que cada empresa tem suas próprias especificidades e características operacionais, o que demanda dos respectivos gestores uma análise e estudo mais profundos dos principais gargalos, falhas e necessidades de seu Supply Chain.

No entanto, tamanha a versatilidade e flexibilidade oferecidas pelo Voice Picking, é possível enumerar alguns desses problemas gerais que a maior parte das empresas passa em suas rotinas e processos.

Entre eles, podemos destacar:

Atraso nas entregas

Disparadamente, os atrasos nas entregas ainda são a principal reclamação entre os consumidores brasileiros. E isso nem sempre está associado apenas à logística outbound, ou seja, ao transporte.

Em muitos casos, o gargalo do lead time de uma entrega se concentra na intralogística, especialmente em empresas que investem pouco na otimização interna de seus depósitos. O resultado disso é: aumento do prazo, mais custos e uma possível insatisfação do cliente.

Um processo de picking eficiente é exatamente esse “meio de campo” entre o pedido do consumidor e a expedição do produto. Ou seja, otimizar esse processo já é suficiente para melhorar suas entregas e reduzir seu lead time. Entre todas as soluções existentes e viáveis para tornar isso uma prática realmente eficaz o Voice Picking é, sem dúvidas, a melhor escolha.

Erros de separação

Outro problema frequente e com impacto direto na cadeia de suprimentos é a separação errada de itens a serem carregados. Quase sempre, o gargalo se encontra na falta de organização e, principalmente, de comunicação dentro do estoque.

Por isso, a importância de usufruir de ferramentas tecnológicas e da Inteligência Artificial na gestão de armazéns, já que a automatização dos processos reduz a zero qualquer risco de informação errada.

O Voice Picking, por exemplo, vai disparar dados e tarefas exatas aos operadores, com o máximo de detalhes do item e de sua localidade. Ou seja, não há sequer o mínimo de chance de um engano ou falha na comunicação por parte do sistema.

Tarefas manuais

Aproveitando o gancho, por mais organizada que a sua gestão de estoque seja, qualquer trabalho manual está passível de erros humanos, e isso pode ser sinônimo de mais tempo necessário, mais volume de tarefas acumuladas e mais riscos à eficiência de seus processos.

O Voice Picking traz o armazém a uma nova era tecnológica da Logística 4.0, aposentando de vez as obsoletas pranchetas e fichas de controles impressas nas empresas. Até mesmo dispositivos eletrônicos com tablets e smartphones já são dispensáveis em alguns casos que adotam essa tecnologia.

Em resumo, os profissionais ganham mais flexibilidade e uma visão mais ampla dentro do ambiente de trabalho, já que, na prática, estarão cada vez mais com as mãos e olhos livres, podendo executar suas tarefas com mais concentração, flexibilidade e praticidade.

Clique aqui e descubra tudo o que você precisa saber sobre gestão de estoque! 

Quais os principais pontos o Voice Picking auxilia no estoque?

Como já destacamos, além da etapa de separação dos pedidos em si, o Voice Picking pode ter uma participação ainda mais extensa dentro da gestão de estoque. Isso porque a tecnologia é altamente versátil e com funcionalidades diversas, que podem ser facilmente implantadas em outros pontos de um armazém.

É o caso de uma necessidade extra de reposição de estoque. Para entender melhor e com mais detalhes como o Voice Picking poderia influenciar nessa tarefa, basta imaginar o seguinte: normalmente, os setores de compras só realizam reposições quando os sistemas alertam para um estoque mínimo, certo? Porém, se um operador, ou seja, aquele que está atuando diretamente na planta operacional, notar a necessidade extra de repor determinado produto na prateleira, ele poderá disparar um “alerta” por meio do Voice Picking ao setor responsável para as devidas ações. Isso também tem função essencial no controle de inventários da empresa, como vimos.

Além desses pontos, o Voice Picking ainda pode trazer benefícios a outras atividades no estoque, como o endereçamento correto e o rastreamento rápido de produtos dentro dos setores do armazém.

E quais os diferenciais do Voice Picking para a separação dos pedidos?

Já falamos de algumas vantagens que a tecnologia traz às outras atividades dentro da gestão de estoque, assim como a sua atuação sobre os principais problemas e gargalos na cadeia de suprimentos.

Agora, vamos aos benefícios práticos do comando de voz na etapa de picking em si. Quais são, de fato, os diferencias dessa ferramenta na rotina de um dos processos mais fundamentais do Supply Chain e por que ela se destaca dos demais métodos?

Total acuracidade

Um dos principais segredos para um picking realmente eficiente é o seu nível de acuracidade. Como vimos, problemas de atrasos e erros na separação podem estar diretamente ligados a um processo demorado e falho no Supply Chain.

O Voice Picking, por trabalhar com informações e dados exatos, elimina as possibilidades de erros e padroniza a comunicação interna dos operadores, possibilitando, assim, acuracidade total durante a separação dos pedidos.

Produtividade

Consequência de uma acuracidade e comunicação impecáveis, a produtividade é a conquista seguinte de um picking inteligente e eficiente. A partir do momento em que os erros são eliminados e necessidade de retrabalhos é dispensada, a tendência é que os setores produzam cada vez mais, e com máxima economia de recursos e tempo.

Além disso, o Voice Picking flexibiliza o trabalho dos operadores, tendo em vista que os mesmos não dependem mais de controles manuais e nem de ferramentas em excesso para realizar suas rotinas.

Capacidade multilíngue

Empresas multinacionais ou com operações fora do Brasil não precisam se preocupar com adaptações ou investimentos diferentes para cada país. O Voice Picking permite a implementação de uma mesma tecnologia e metodologia em diferentes locais, graças a sua capacidade multilíngue, garantindo que os operadores interajam com as mesmas funcionalidades da tecnologia, porém em suas línguas maternas.

Redução de tempo e custos

Outro ganho indiscutível e fundamental que o Voice Picking proporciona ao Supply Chain é a redução de custos e de tempo de operação. Quanto a sua empresa perde ou deixa de ganhar por motivos de atrasos, perdas de materiais ou falta de controle do estoque?

O Voice Picking permite agilizar e integrar os processos internos do Supply Chain, garantindo tarefas muito mais rápidas e seguras, sem os riscos de uma separação errada ou que não siga os critérios necessários.

Um dos resultados disso é, automaticamente, a redução de custos e de perdas desnecessárias dentro do estoque.

Aumento do controle

Dando continuidade a um ponto importante, o controle apurado de estoque é essencial para uma logística eficiente, e a tecnologia tem um papel imprescindível nisso.

O sistema WMS é tido como a ferramenta mais avançada e completa para a gestão de estoque na atualidade e, em conjunto com o Voice Picking, pode proporcionar um resultado que, até então, era considerado inatingível sem tecnologia.

WMS é pra mim? Ouça o máximaCast e descubra!

Por exemplo, o controle de estoque eficiente não se resume apenas a prateleiras organizadas e a sistemas de armazenagens adequados dentro do armazém. É preciso ser, também, estratégico e dinâmico!

O WMS permite, com total versatilidade, personalizar o cadastro das informações necessárias de cada produto, como o número de lote, o tipo de SKU, a data de validade, as características do conteúdo, entre outras coisas.

Essa funcionalidade integrada ao Voice Picking proporciona uma gestão muito mais ampla e estratégica do estoque, permitindo que gestores e operadores levem em consideração todas essas especificidades na hora da separação e otimizando o processo como um todo.

Isso ajuda a reduzir os custos, diminuir os níveis de perdas e a melhorar a movimentação interna dos produtos no armazém.

Em resumo, o Voice Picking é uma das tecnologias mais promissoras e atrativas para a gestão de estoque nesses tempos. Já é uma realidade que traz resultados para inúmeras empresas no Brasil, e a sua implementação é cada vez mais comum nas cadeias de suprimentos do país.

Se a sua empresa busca por otimização de seu Supply Chain e quer colocar em prática todos esses benefícios do Voice Picking em seus processos, converse com um de nossos especialistas e conheça melhor as nossas soluções tecnológicas.

Deixe seu Comentário

Informações

Se você deseja conhecer mais sobre nossos produtos, ou simplesmente fazer uma visita ao nosso escritório, fale conosco através do formulário de contato.