Como preparar o estoque para a sazonalidade dos produtos?

Saiba mais como otimizar seu estoque para a sazonalidade dos produtos e como um sistema WMS é solução imprescindível para isso.

Entre os inúmeros desafios de uma gestão eficiente de estoque, vale destacar uma tarefa que requer muita perícia e monitoramento estratégico: a sazonalidade dos produtos! Afinal, em especial no varejo, determinados itens podem ter demandas maiores do que outros em diferentes épocas do ano, e nem sempre isso está associado unicamente a datas ou comemorações especiais.

Estamos lidando hoje, por exemplo, com mudanças de hábitos de consumos frequentes por conta de uma pandemia e, inevitavelmente, muitas empresas tiveram que rever ou até reinventar suas operações por conta das novas demandas.

Em consequência disso, diferentes produtos passaram a ser necessários e, em alguns casos específicos, vimos até a falta deles nas prateleiras de muitos mercados.

Ou seja, a sazonalidade dos produtos na logística não é só uma questão de planejamento logístico, mas também envolve questões estratégicas e operacionais, que podem dar ainda mais destaque à sua empresa nesses aumentos de demandas periódicos.

E pensando justamente nisso, hoje, nós preparamos um post exclusivo para abordar a sazonalidade dos produtos – desde o seu conceito teórico, até dicas práticas de como otimizar esse processo em seu armazém. Acompanhe.

Planejamento logístico para ser aplicado ainda esse ano. Clique aqui e confira Gratuitamente!

O que define a ideia de “sazonalidade dos produtos”?

Como resumimos, a sazonalidade dos produtos está associada à demanda crescente de determinado item em certas épocas do ano. Ou seja, quando há datas comemorativas previstas, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, entre outros, a procura por produtos tende a ser maior do que em outros períodos, expandindo, assim, as oportunidades de vendas e ofertas no mercado.

Junto a isso, é fundamental que as empresas estejam aptas e prontas para atender, também, à crescente operacional dessas entregas. Logo, a gestão de estoque eficiente é fundamental nesses períodos, mas principalmente a estratégica, para conseguir cumprir prazos e volumes com o mínimo de planejamento e capacidade.

Por que, hoje, a sazonalidade dos produtos não se limita apenas a datas específicas?

Apesar de a sazonalidade dos produtos estar basicamente associada a datas e épocas especiais no ano, vemos cada vez mais uma demanda crescente no mercado, mesmo em outros períodos.

De uma forma geral, grande parte das empresas ainda foca suas estratégias de produção e capacidade de armazenagem apenas em datas comerciais. Porém, a prática nos prova que essas demandas podem surgir mesmo sem um prévio planejamento e, portanto, destacam-se as empresas que detêm uma melhor infraestrutura e expertise.

É o que vimos nesse período da atual pandemia, no qual inúmeras indústrias e comércios viram produtos e insumos simplesmente desaparecer das prateleiras, e algumas ainda encontram dificuldades para alcançar níveis de eficiência operacional.

Ou seja, ainda que datas comemorativas e feriados possibilitem planejar melhor a gestão de estoque de produtos sazonais, hoje em dia não se pode mais abrir mão de fatores externos ou de mudanças repentinas nos hábitos do consumidor.

Afinal, estamos lidando com um mercado extremamente dinâmico, cuja demanda pelo seu produto e serviço pode mudar de forma repentina. Cabe a você, gestor, estar preparado para acompanhar esse ritmo.

E que tipo de planejamento pode ser feito para atender demandas sazonais?

Evidentemente que a sazonalidade é variável de acordo com diferentes fatores, como o tipo de produto ofertado, a época do ano, a região de atuação, o público-alvo, entre outros.

Portanto, é impossível criar uma receita pronta e compatível com todas as empresas do mercado, certo?

Para isso, cabe aos gestores realizem suas análises, estudos e levantamentos antes de tomar qualquer ação em relação ao gerenciamento de seus estoques.

No entanto, apesar dessas variantes, há, sim, alguns fatores em comum, que devem ser levados em consideração por qualquer tipo de negócio em sua gestão de armazéns, como:

  • planejamento de vendas prévio;

  • acompanhamento de tendências e mudanças do mercado;

  • investimento em atendimento omnichannel;

  • implementação de tecnologias próprias para a gestão de estoques;

  • capacidade operacional para atender o aumento da demanda.

Esses são os fatores imprescindíveis e que servem de base para um planejamento estratégico e operacional para a sazonalidade dos produtos, independentemente do tamanho, área ou público da empresa.

Leia também: Como reduzir as perdas de estoque?

E como otimizar a gestão de estoques sazonais na prática?

Além do planejamento, é fundamental investir em infraestrutura logística para atender à sazonalidade de produtos com eficiência. Isso vale, por exemplo, para layouts mais inteligentes do armazém, até a capacidade tecnológica da empresa.

Sendo assim, destacamos algumas dicas essenciais sobre o que é preciso levar em consideração na hora de estruturar suas operações sazonais na prática.

Invista em estruturas inteligentes no armazém

Hoje, há infinitas soluções em estruturas para armazéns, desde racks inteligentes, até transelevadores e esteiras automatizadas.

O advento de tecnologias aplicadas a essas estruturas permite estoques muito mais dinâmicos, ágeis e rápidos, sem abrir mão da organização e segurança dos itens.

Além disso, é possível criar layouts muito mais flexíveis e aumentar a capacidade de armazenagem, sem necessariamente ter que expandir os espaços físicos ou gastar com aluguéis ou compras de novos espaços.

Sendo assim, avalie as necessidades operacionais de seu armazém, estude as principais soluções disponíveis e invista naquelas que permitam otimizar as suas operações na prática.

Revise seus processos

Um Supply Chain só é considerado eficiente a partir do momento em que todas as suas etapas e processos estão devidamente integrados. Ou seja, quando falamos em sazonalidade dos produtos, quando determinado item terá sua demanda maior em uma data específica, não adianta apenas aumentar a capacidade de transporte, por exemplo, caso sua expedição dentro do armazém encontre gargalos e erros.

Para operar de forma eficiente em época de aumentos de demandas, é fundamental realizar um mapeamento mais completo da operação, de ponta a ponta, e revisar pontos mais frágeis e que possam acarretar falhas, atrasos ou até prejuízos às entregas.

Veja como utilizar a Curva ABC para gerir o atacado distribuidor

Planeje suas previsões de vendas

O planejamento de vendas está completamente ligado à sazonalidade dos produtos e, portanto, é fator crucial para o sucesso das operações. Além disso, as expectativas de demandas precisam levar em consideração outros aspectos fundamentais, além dos históricos passados.

Em outras palavras, na prática, recomenda-se, também, avaliar:

  • a situação econômica do mercado;

  • ações da concorrência;

  • poder de compra atual do consumidor;

  • mudanças de hábitos;

  • capacidade produtiva para o período;

  • estoques já disponíveis;

  • capacidade de entrega.

Invista em tecnologia de gestão

Outro fator imprescindível para operar com eficiência na sazonalidade dos produtos é deter de capacidade tecnológica na logística.

De uma forma geral, o sistema WMS (Warehouse Management System) é o que há de mais amplo e abrangente no mercado global quando o assunto é gestão de estoque.

Portanto, investir em tal ferramental vai permitir otimizar seu Supply Chain de ponta a ponta, desde o momento em que o produto chega às docas do armazém, até o seu carregamento para a entrega ao cliente.

Na prática, essa otimização agrega mais controle, agilidade, redução de custos e aumento da produtividade operacional, o que é fundamental em épocas de crescimento de demanda, como datas comemorativas e feriados especiais.

E como um sistema WMS ajuda a se preparar para a sazonalidade dos produtos?

Como vimos, o Sistema WMS é considerado o que há de mais moderno e completo em soluções de gestão de estoque.

Porém, para detalhar melhor as funcionalidades e vantagens agregadas às operações por meio dessa ferramenta, destacamos, a seguir, alguns impactos que sua empresa pode sentir com essa tecnologia. Confira!

Maior controle do estoque

Em conjunto com códigos de barras e coletores de dados, o sistema WMS permite ampliar o controle de cada item presente em suas prateleiras com base em informações e dados exatos.

Além de proporcionar a segurança e a confiabilidade dessas informações, seus produtos podem ser controlados de forma personalizada, com variantes fundamentais em uma gestão de estoque, como a data de validade, o número do lote, o tipo de SKU, o fabricante, entre outras.

Essas variáveis podem ajudar, por exemplo, a agilizar a busca por itens nos endereços do estoque, reduzir tempo de carregamentos, eliminar erros e retrabalhos, evitar perdas de produtos, reduzir custos operacionais etc.

Agilidade na separação de pedidos

Quando falamos em sazonalidade dos produtos, não podemos considerar apenas o desejo de crescimento de vendas. Afinal, é preciso pensar, também, na capacidade operacional da empresa.

Entre as etapas em que a agilidade faz toda a diferença para o Supply Chain, vale destacar o processo de Picking, ou simplesmente “separação de pedidos”.

Nessa etapa, seus operadores precisam separar itens de forma estratégica do estoque (muitas vezes levando em consideração as variáveis destacadas no tópico anterior), e montar os kits para o carregamento.

Ou seja, qualquer demora, atraso, falha ou erro pode colocar em xeque a eficiência da entrega e, consequentemente, afetar a satisfação do cliente. Em outras palavras, não dá para falhar ou demorar nesse processo.

Com o sistema WMS, o picking se torna muito mais eficiente e ágil na prática, já que a ferramenta permite otimizar a tarefa desde a busca do material na prateleira, até o checkout para o carregamento – tudo isso baseado em dados exatos e com total segurança de informações!

Acuracidade de inventários

Outro benefício prático agregado com a implementação de um sistema WMS em sua empresa é a acuracidade dos inventários realizados. Afinal, com os mesmos códigos de barras e coletores de dados, será possível realizar contagens de itens muito mais rápida e apurada.

Além disso, um inventário bem realizado é fator decisivo para o sucesso de operações com sazonalidade dos produtos. Imagine, por exemplo, aumentar os níveis de venda da loja virtual e, na prática, não ter os itens disponíveis para carregamento!

Aumento da produtividade operacional

Um sistema WMS permite otimizar a gestão de estoque de ponta a ponta, e isso vale tanto para centros de distribuição, como para indústrias.

Ou seja, se sua empresa produz seus próprios itens, o sistema WMS terá papel fundamental para a agilidade de suas produções, seja pela otimização no recebimento de insumos, seja com a integração das etapas internas do armazém.

O resultado é o aumento da produtividade real, com foco na redução de custos, tempo e com zelo pela segurança e eficiência operacional.

Redução de custos

Sem dúvidas, a sazonalidade dos produtos visa o aumento das vendas e, consequentemente, mais lucratividade para a empresa. No entanto, do lado operacional, a falta de planejamento e capacidade de atendimento pode acarretar justamente o contrário: custos elevados e até prejuízos ao negócio.

Por isso, a otimização da gestão de estoque a partir de uma solução WMS, visa, antes de tudo, tornar seu supply chain mais eficiente de ponta a ponta, evitando, assim, perdas de produtos e de tempo, investimentos desnecessários e retrabalhos.

Essas são algumas dicas essenciais sobre a sazonalidade dos produtos e como a aplicação de determinadas estratégias e tecnologias é fundamental para o sucesso das demandas crescentes em certos períodos do ano. Vale reforçar que investir nessas soluções não se limita unicamente a otimizar sua capacidade operacional em determinadas épocas comerciais, mas também tornar sua empresa mais apta e competitiva em um mercado cada vez mais dinâmico e com mudanças contínuas de consumo.

Gostou das dicas? Quer saber mais como otimizar sua gestão de estoque e aproveitar as oportunidades sazonais? Então, entre em contato agora com um de nossos especialistas e agende uma apresentação das soluções tecnológicas da OnBlox.

OnBlox é uma empresa de desenvolvimento de softwares para gerenciamento logístico.

Deixe seu Comentário

Informações

Se você deseja conhecer mais sobre nossos produtos, ou simplesmente fazer uma visita ao nosso escritório, fale conosco através do formulário de contato.