O que é operador logístico e qual a sua função?

Contratar um operador logístico não se resume apenas a terceirizar ou "repassar" as responsabilidades de sua distribuição para uma empresa especializada e com a infraestrutura necessária.

Pelo contrário! Essa prática permite agregar inúmeras outras vantagens e benefícios, que vão desde a redução de custos até a otimização de seus processos internos e externos.

E, hoje, com a dinâmica do mercado e do aumento da competitividade, investir nesse tipo de serviço pode servir como um grande diferencial, tanto estratégico, como operacional para qualquer empresa.

E se você quer saber melhor qual é a importância do operador logístico e por que apostar nessa ideia, nós preparamos um post completo com dicas e informações sobre o tema. Acompanhe!

Afinal, o que é um operador logístico?

Como o próprio nome sugere, o operador logístico se responsabiliza por todas as etapas operacionais de uma cadeia de suprimentos. Ou seja, é uma empresa contratada para planejar, armazenar, monitorar, entregar e gerenciar todos os processos inerentes à logística, podendo abranger desde a chegada dos materiais às docas do armazém até as mãos do consumidor final.

Mas como vimos, contratar um operador logístico não significa simplesmente "repassar" as responsabilidades de sua logística para uma outra empresa e esperar que os resultados apareçam.

Pelo contrário! É fundamental que o operador logístico cumpra e atenda a todas as necessidades de suas operações, assim como ofereça a infraestrutura adequada, tecnologia e expertise naquilo que sua empresa se propõe a ofertar no mercado.

Para se ter um exemplo prático, podemos supor uma indústria farmacêutica que queira melhorar seus processos e evitar perdas de medicamentos durante o transporte. Sendo assim, o operador logístico contratado precisa entender as reais necessidades desse setor e, principalmente, trazer soluções coerentes e que atendam às exigências dessa empresa.

Com isso, podemos definir o operador logístico como um parceiro estratégico responsável por gerenciar toda a cadeia logística de sua empresa, conforme as necessidades e especificidades que são previamente definidas.

E qual a importância de saber contratar um bom operador logístico?

Aproveitando o gancho, a oferta de operadores logísticos e de terceirização de serviços de supply chain é grande no mercado. Mas isso não significa que encontrar o parceiro ideal seja uma tarefa simples para todas as empresas.

Afinal, como já destacado, o papel do operador logístico não se limita a oferecer caminhões, armazéns e mão de obra.

Em tempos tão competitivos, tecnologia, expertise e conhecimento de mercado são alguns dos fatores essenciais e que fazem total diferença no momento dessa escolha.

Dessa forma, cabe ao gestor de logística da empresa conhecer todas as necessidades e especificidades de suas operações, definir as estratégias e, só a partir disso, sair em busca do operador logístico mais adequado para o seu negócio.

E quais vantagens práticas que um operador logístico pode agregar?

São inúmeros os benefícios e vantagens agregadas por um operador logístico, desde que o mesmo cumpra seus objetivos nessa parceria.

Por isso, antes mesmo de enumerar os pontos positivos, é muito importante ressaltar que, caso a empresa não ofereça soluções eficientes às suas operações, é possível que ocorram falhas, erros e até mesmo prejuízos.

Ou seja, reforçamos a ideia de que um operador logístico é um pilar estratégico e que deve oferecer soluções quase que personalizadas às necessidades de cada empresa, e não deve simplesmente ser um "terceirizado" na logística da organização.

Sabendo disso, confira algumas das principais vantagens que um operador logístico pode agregar ao seu negócio!

Redução de custos

Quando associamos redução de custos à contratação de um operador logístico, é possível separar diferentes fatores.

Por exemplo, o simples fato de você contratar uma empresa responsável por todas as suas operações automaticamente já elimina certos investimentos, caso estivesse fazendo este papel por conta própria.

Ou seja, um operador logístico já pode oferecer os veículos, o armazém, os equipamentos, a mão de obra, os sistemas de gestão, entre outras soluções com as quais a sua empresa não precisará mais se preocupar. Logo, você reduz custo!

Mas essa redução pode ir muito além da terceirização e ser associada, também, a resultados práticos do operador. Por exemplo, se a partir dessa parceria a sua empresa passar a minimizar perdas, a melhorar prazos ou evitar devoluções por questões operacionais, podemos considerar isso como um fator de redução de custos também.

Otimização de processos

Em geral, uma área de logística é marcada por inúmeros processos e etapas, e cada uma delas tem um papel essencial na qualidade de suas operações.

Por exemplo, se a sua transportadora é eficiente, mas há gargalos no processo de picking de seus produtos ainda no armazém, certamente, as entregas serão afetadas, e uma etapa acaba influenciando a outra.

Por isso a importância de uma total integração e otimização de toda a cadeia de ponta a ponta, o que pode ser melhorado gradativamente por meio da contratação de um operador logístico eficaz e com infraestrutura e tecnologia adequadas para isso.

Melhorias operacionais

Como complemento do que acabamos de destacar, ao conseguir otimizar todas as etapas e processos de sua cadeia de supply chain, certamente, as melhorias operacionais serão visíveis no dia a dia da empresa.

E sem dúvidas, um dos principais motivos para terceirizar o operador logístico se associa à necessidade constante das empresas melhorarem seus processos internos, o que nem sempre é viável por conta própria.

Estamos falando aqui, por exemplo, de melhorar prazos de entregas, enxugar custos, evitar devoluções, retrabalhos e eliminar gargalos e falhas nas operações.

Infraestrutura

Uma outra vantagem agregada na contratação de um operador logístico se refere à infraestrutura oferecida por essas empresas aos seus parceiros.

E isso vai desde centros de distribuição e armazéns, até veículos modernos, tecnologias avançadas e equipamentos mais específicos.

Ou seja, sua empresa passa a agregar inúmeras ferramentas - operacionais e tecnológicas - sem necessariamente se preocupar com investimentos altos e com a compra dessas soluções no mercado.

E o que um operador logístico pode oferecer na prática?

Para entender melhor o papel prático do operador logístico, listamos serviços e soluções que essa parceria pode render à sua empresa no dia a dia.

Assessoria especializada

Como sabemos, o setor logístico é extremamente dinâmico e está em constante mudança. Logo, acompanhar tendências, monitorar o mercado e saber aproveitar bem as oportunidades são fatores estratégicos na rotina de um gestor.

E o que muitos operadores logísticos têm oferecido atualmente é esse serviço de terceirização da gestão, que traz, além das questões operacionais, uma equipe ou profissional para se dedicar a aconselhar e ajudar nas tomadas de decisões de sua diretoria, sempre com base na experiência, na prática e no conhecimento de mercado.

Armazenamento

Um outro papel fundamental ofertado pelos operadores logístico é a terceirização e otimização dos processos de armazenagem.

E isso pode ser oferecido por meio de diferentes soluções, como a terceirização de armazéns, a implementação de sistemas de gestão de estoque, compartilhamento de centros de distribuição, entre outros.

Na prática, isso ajuda a empresa a reduzir custos com armazéns próprios e a otimizar seus processos internos de supply chain.

Transporte

A chamada logística outbound também pode ficar sob responsabilidade de um operador logístico terceirizado. Dessa forma, mais do que uma simples transportadora, este parceiro pode agregar estratégias fundamentais para as suas entregas, como veículos propícios, tecnologias avançadas, entregadores etc.

Na prática, isso também contribui na redução de custos, na melhoria operacional da distribuição e, inclusive, na satisfação do cliente final.

Tecnologia

Em tempos de Logística 4.0, o uso de tecnologias aplicadas às suas operações é fator essencial de diferenciação e destaque nesse mercado.

E a contratação de um operador logístico competente já pode contemplar esse investimento. Ou seja, a empresa contratada já pode oferecer as mais diversas soluções tecnológicas que a sua empresa necessita, tais como sistemas de monitoramento de carga, de gestão de estoque, de gestão de frotas e assim por diante.

Assista ao vídeo abaixo e descubra quais são as tendências do segmento logístico!

Mão de obra

Além dos demais serviços e soluções, o operador logístico pode oferecer mão de obra capacitada para atender às necessidades de suas operações, tanto operacionais, como estratégicas (atendimento, gestão, monitoramento etc.).

Assim, a sua empresa economiza com contratações de pessoal, treinamentos e consegue operar com mais eficiência e expertise, sem necessariamente precisar ter vínculos diretos com os colaboradores.

E como escolher o melhor operador logístico para a sua empesa?

Como destacamos, há uma infinidade de ofertas disponíveis no mercado e o que não faltam são operadores logísticos à disposição.

No entanto, isso não significa que terceirizar a sua operação é tarefa simples e que, automaticamente, vai agregar resultados positivos.

Pelo contrário! Vale reforçar que o papel do operador logístico precisa se basear em estratégias e um planejamento quase que personalizado para cada empresa e suas necessidades.

Dessa forma, podemos enumerar os seguintes cuidados ao contratar um operador logístico de qualidade. Confira!

Experiência e especialização

Sem dúvidas, esse é um fator diferencial para a terceirização de qualquer serviço no mercado, mas mais especificamente quando se trata de operação logística.

Lembra quando citamos o exemplo da indústria farmacêutica? Pois bem, ele se aplica aqui também.

Não basta o operador logístico possuir infraestrutura e oferecer soluções adequadas a sua empresa se não houver o devido conhecimento e experiência na área que você atua. Portanto, preze por esses quesitos.

Infraestrutura

Um ponto importante a ser levado em consideração na terceirização do operador logístico é avaliar a infraestrutura que ele tem a oferecer à sua empresa.

E isso engloba, por exemplo, armazéns, parceiros estratégicos, veículos, tecnologias, capacitação profissional etc.

Além disso, verifique a capacidade operacional dessas estruturas e se ela atende às demandas de sua operação.

Capacitação profissional

As operações logísticas de sua empresa precisam estar em boas mãos, concorda? Logo, é fundamental avaliar, também, quem vai assumir essa responsabilidade no dia a dia e se essa equipe ou profissional terá capacitação suficiente.

Em geral, os operadores logísticos prezam pela contratação de profissionais da área, mas como vimos, o setor logístico é amplo e diversificado, o que muitas vezes requer especializações e conhecimentos mais específicos.

Portanto, se informe e exija esse diferencial!

Tecnologia de ponta

Por fim, um fator indispensável na contratação de um operador logístico se refere à infraestrutura tecnológica que a empresa detém.

Ou seja, prefira sempre parceiros que invistam e ofereçam soluções modernas e inteligentes para agregar e otimizar as operações de sua empresa.

Na prática, isso pode ser disponibilizado por meio de sistemas TMS, WMS, CFT, plataformas logísticas, entre outras inúmeras soluções existentes no mercado.

Em outras palavras, se o operador logístico não oferecer esse tipo de tecnologia, procure outros mais completos e à frente do mercado.

Em resumo, essas são algumas dicas essenciais sobre o papel e a importância de se contratar um operador logístico nos dias atuais. E como vimos, muito além de uma simples prática de terceirização de serviços, esse parceiro precisa agregar vantagens e benefícios diretos às suas operações, desde a redução de custos e melhorias operacionais, até o fornecimento de mão de obra capacitada e tecnologias de ponta.

Ouça o MáximaCast abaixo e confira as dicas de ouro para uma implementação de WMS!

Gostou das dicas? Então, aproveite para compartilhar o post em suas redes sociais e marcar amigos e empresas que possam otimizar seus processos com a contratação de um operador logístico.

OnBlox é uma empresa de desenvolvimento de softwares para gerenciamento logístico.

Deixe seu Comentário

Informações

Se você deseja conhecer mais sobre nossos produtos, ou simplesmente fazer uma visita ao nosso escritório, fale conosco através do formulário de contato.