Nos últimos anos, a inteligência logística se tornou uma estratégia fundamental dentro da gestão de qualquer empresa que precise otimizar sua distribuição e tornar sua cadeia de suprimentos mais eficiente.
Afinal, com um mercado cada vez mais competitivo e com consumidores ainda mais exigentes, não contar com uma logística realmente eficaz pode comprometer a qualidade de seus serviços e, até mesmo, interferir na satisfação final de seus clientes.
Por esse motivo, investir em uma logística inteligente não se limita unicamente a melhorar o desempenho de suas entregas, mas também agregar inúmeros valores a todos os seus processos, inclusive impactando na experiência de compra no mercado.
Confira mais sobre este tema a seguir, além de dicas sobre como implementar a inteligência logística em sua empresa.
O que é uma logística inteligente?
Mais do que um setor dedicado à armazenagem e às entregas da empresa, a logística inteligente se caracteriza por um conjunto de ações integradas, que permitem tornar esta área muito mais estratégica e tática do que meramente operacional.
Em outras palavras, a logística inteligente se refere à otimização de todos os processos de uma cadeia de suprimentos, em que cada etapa se integra às demais, garantindo, assim, um círculo muito mais dinâmico e assertivo de atividades no dia a dia.
Na prática, isso tende a proporcionar diversas vantagens e benefícios para o negócio e, consequentemente, para as suas operações, desde melhorias na organização, até uma significativa redução de custos.
Por outro lado, a inteligência logística requer tomadas de decisões certeiras dos gestores, assim como investimentos e adaptações à infraestrutura do setor, bem como novas tecnologias indispensáveis e capacitação de equipe.
Qual a importância da inteligência logística para a sua empresa?
Como vimos, ao investir na inteligência logística, a tendência é que a sua empresa aprimore inúmeros processos, tornando o setor ainda mais eficiente, econômico e, claro, inteligente.
E isso é nitidamente refletido nos ganhos e melhorias que o supply chain pode agregar com tais investimentos, bem como os exemplos que listamos a seguir. Confira!
Agilidade nos processos
Podemos considerar uma logística inteligente quando todos os processos e etapas da cadeia de suprimentos estão devidamente integrados e, dessa forma, mais ágeis e rápidos.
Por exemplo, imagine um armazém de uma empresa que tenha dificuldades para rastrear seus itens internamente, pois ainda utiliza controles manuais. Mesmo que as entregas sejam bem realizadas, certamente, esse gargalo impacta em algum aspecto, seja com mais trabalho para o operador, mais tempo dispensado, ou mesmo com custo maior para a operação.
Ou seja, a inteligência logística visa justamente aprimorar os processos que já existem, agregando novos métodos, integrações, tecnologias e, claro, resultados melhores.
Logo, uma empresa torna a sua logística mais inteligente ao eliminar gargalos e tornar o rastreio interno de seus itens mais otimizado e ágil, com ferramentas modernas e com menos perda de tempo.
Redução de custo
Outra vantagem visível com a inteligência logística em qualquer empresa é a redução de custos operacionais que as suas melhorias agregam na prática.
E isso, de fato, é indiscutível neste processo! Afinal, ao otimizar e integrar cada vez mais as etapas de uma cadeia de suprimento, ela, automaticamente, se torna mais eficiente e dinâmica.
Imagine que uma empresa tenha uma quantidade considerável de ocorrências de erros durante o picking (separação de pedidos) e, por isso, boa parte de seus carregamentos acarreta devoluções ou retrabalhos para a sua equipe.
Ou seja, muito mais do que perda de tempo e esforços desnecessários de operação, existem custos, que são completamente dispensáveis.
Em outras palavras, ao eliminar as falhas recorrentes com uma proposta de inteligência logística, o seu supply se torna mais eficaz e menos custoso.
Maior controle interno
Uma das bases essenciais de uma logística inteligente é a melhoria contínua de seus controles internos - e isso engloba, praticamente, todas as etapas de um supply chain, desde o recebimento de materiais até a expedição da mercadoria.
Hoje, é completamente viável melhorar os controles por meio de ferramentas e sistemas tecnológicos disponíveis no mercado, como é o caso do sistema WMS.
Maior integração do supply chain
Reforçando, uma das principais vantagens agregadas pela inteligência logística é a capacidade de integração de processos e etapas dentro de uma cadeia de suprimentos.
E isso é fator fundamental para a eficiência e eficácia de suas operações, independentemente do tamanho de sua empresa.
Basta imaginar, por exemplo, que todas as atividades inerentes ao seu armazém e distribuição passem a funcionar sem nenhum tipo de gargalo ou falha que venha impactar a qualidade de suas entregas.
Em outras palavras, a integração logística permite que todas as etapas do supply chain trabalhem de uma forma conectada e cíclica, agregando mais agilidade e eficiência a toda a cadeia.
Menos riscos e perdas
A implementação de uma inteligência logística atrelada ao seu supply chain também tende a reduzir riscos e perdas em suas operações.
Afinal, todos os pontos vistos até aqui possibilitam uma cadeia de suprimentos mais eficiente e dinâmica, com controles mais apurados e processos mais transparentes.
Ou seja, quando tudo isso é posto em prática em um armazém, a tendência é de que se diminuam perdas e desperdícios no dia a dia. Por exemplo, ao aumentar o controle sobre os itens internos armazenados, a sua empresa passa a evitar que determinados produtos percam a validade ou mesmo se contaminem com outros.
O mesmo vale para otimizar os seus carregamentos. Por exemplo, quando há controles sobre números de lotes, data de fabricação ou qualquer outra informação específica, as suas operações podem ser otimizadas conforme as reais necessidades de cada uma de suas entregas.
Quais os pilares essenciais para uma inteligência logística?
É importante ressaltar que não há "receitas prontas" para a inteligência logística e, como vimos, esta é um conjunto de aspectos e fatores que visam tornar a sua operação mais eficiente e dinâmica.
Cada empresa deve implementar ações e estratégias específicas para a sua cadeia de suprimentos, no intuito de agregar melhorias contínuas e frequentes - mas que não necessariamente são iguais ou semelhantes a outros negócios.
Sendo assim, cada tipo de negócio tem a sua própria especificidade e, portanto, as decisões, investimentos e estratégias devem ser igualmente exclusivos e direcionadas às necessidades particulares.
Por outro lado, os pilares da inteligência logística podem servir a todo e qualquer tipo de empresa, pois são princípios e valores que todo negócio deve prezar. São eles:
Visão estratégica dos processos
Não há inteligência logística se não houver conhecimento real de cada um de seus processos. Por isso, o primeiro passo para buscar melhorias práticas em seu setor é mapear todas as etapas de sua cadeia de supply chain e implementar uma visão estratégica sobre ela.
Isso significa, por exemplo, diagnosticar gargalos e falhas existentes, mensurar índices, acompanhar tendências, conhecer soluções mais modernas e enxergar as possíveis melhorias nos processos com investimentos assertivos.
Sendo assim, busque mapear suas operações de ponta a ponta, levante os procedimentos que mais afetam a sua cadeia, pesquise o que serviria de solução para otimizar os principais erros, calcule o real impacto que este investimento agregaria e quais resultados podem ser conquistados a partir disso.
Liderança
Outro pilar inerente à inteligência logística se refere à capacidade de liderança. Afinal, as mudanças e melhorias só serão viáveis a partir de tomadas de decisões embasadas e estratégicas.
Caso contrário, a sua logística tende a se tornar obsoleta e a insistir em processos e atividades manuais, antigas e sem resultados no atual cenário tecnológico.
Sendo assim, preparamos algumas sugestões:
- elenque um time de gestores competentes e que tenham uma visão estratégica sobre toda a cadeia de suprimentos;
- realize reuniões frequentes para debate e discutir possíveis melhorias;
- traga novidades e tendências do mercado;
- disponibilize orçamentos para investimentos em tecnologia e infraestrutura;
- permita ouvir sugestões e reclamações de seus operadores, no intuito de buscar melhorias nos processos a partir de quem realmente vivencia as operações no dia a dia.
Capacitação profissional
Outro pilar da inteligência logística está associado à qualificação e capacitação profissional do seu time. Afinal, por mais automatizada que seja a sua operação, são seus colaboradores os principais responsáveis pelo bom desempenho da cadeia de suprimentos.
Sendo assim, é imprescindível que haja uma integração perfeita entre a máquina e o recurso humano, garantindo que todos os processos sejam realizados com maestria, segurança e qualidade.
Por isso, invista em treinamentos, participe de eventos, acompanhe tendências e traga parceiros para dentro de sua empresa para compartilhar conhecimentos.
Tecnologia
Por fim, outro pilar para a implementação da inteligência logística: o investimento em tecnologia de ponta!
Afinal, em plena era da Logística 4.0, não investir em novas soluções atreladas à armazenagem e distribuição é um erro grave e que, certamente, pode impactar no desempenho de suas operações.
Não há espaço no mercado atual para empresas que não investem em sistemas e softwares específicos para a gestão logística. Por isso, pesquise sobre o que há de mais moderno em soluções no mercado de logística, disponibilize orçamentos para investimentos tecnológicos, avalie as melhorias agregadas que essas ferramentas podem proporcionar e busque estar sempre à frente da concorrência nesse quesito.
Como implementar a inteligência logística na prática?
Algumas ações devem ser executadas para tornar a sua logística mais inteligente e eficiente.
-Mapeie toda a sua cadeia de suprimentos de ponta a ponta, no intuito de criar uma visão 360º de sua operação;
- Busque diagnosticar gargalos e falhas mais recorrentes;
- Estude o melhor layout para o seu armazém e invista em sistemas de armazenagem mais adequados;
- Capacite e qualifique suas equipes de forma frequente e constante;
- Pesquise sobre soluções e tendências modernas no mercado;
- Invista e aposte no que há de mais avançado e moderno em tecnologia no mercado, bem como sistemas e softwares (Ex: sistema WMS, sistema TMS, CFT etc.);
- Busque integrar cada etapa de sua cadeia de supply chain, visando mais otimização e agilidade nos processos;
- Foque não apenas em melhorias operacionais, mas também em estratégias, como redução de custos, satisfação do cliente, experiência do consumidor, entre outras.
E você, já aplica a logística inteligente no seu negócio? Converse com um de nossos especialistas e agende uma apresentação das soluções da onBlox.