A Comercial Alvorada é uma empresa que atua no ramo de materiais de limpeza e descartáveis, trabalhando com as principais marcas do segmento em todo o Distrito Federal. A empresa está há mais de 16 anos no mercado e também está presente com entregas em todo o Brasil através da plataforma de e-commerce e presença em marketplaces.
O funcionamento da empresa acontece durante as 24h do dia, com períodos focados em expedição e recebimento das mercadorias. Diante disso, a Comercial Alvorada sentiu a necessidade de gerenciamento das atividades do depósito. Para facilitar a rotina logística, a distribuidora firmou uma parceria com a onBlox, empresa do Grupo Máxima e que é especialista em softwares logísticos implementados em blocos.
Antes do uso de sistemas, a Comercial Alvorada fazia o controle das atividades do armazém a partir de folhas de papel, sendo tudo registrado manualmente. Isso dificultava o gerenciamento das atividades e até mesmo da situação do estoque e produtos. A partir do uso do WMS, sistema de gestão de armazém, da onBlox, foi possível ter as atividades organizadas de maneira automática.
Outro benefício do uso da tecnologia foi a redução de erros. Para atender a quantidade de pedidos em uma organização com mix e média de 5000 SKUs, era comum que os colaboradores cometessem alguns equívocos no processo. O gerente de logística, Eder Rodrigues, explica que “hoje em dia praticamente solucionamos esse problema. Nem se compara com o que era antes, quando era manual. E também tivemos mais agilidade na separação, conferência… tudo teve um ganho muito grande”.
O ganho em agilidade facilitou os processos dentro da empresa, que agora consegue separar uma quantidade maior de pedidos, representando uma economia de mais de 40% no tempo de execução das tarefas. Ter maior dinamicidade foi fundamental para a Comercial Alvorada durante a pandemia, tendo em vista que o faturamento nesse período triplicou e só foi possível manter as atividades por conta de um sistema de WMS.
Além de conseguir lidar com o aumento na quantidade de pedidos, a empresa também foi capaz de redirecionar a equipe para atividades mais estratégicas. Rodrigues explica que conseguiram ter uma redução de 20% da equipe operando dentro do armazém, o que permitiu seguir normas de segurança e otimizar a capacidade desses colaboradores em outras ações.
Para Geraldo Zucchetti, Diretor Executivo da onBlox, o uso de um sistema de gerenciamento logístico facilita toda a operação, principalmente nos momentos em que é preciso otimizar a rotina com menos erros e mais organização. “A cada dia que passa, o uso de tecnologias como o WMS se torna uma necessidade para que as empresas fiquem à frente da concorrência. A vantagem da onBlox é que ela permite que cada um defina suas prioridades de implementação e já comece a colher resultados o quanto antes”, finaliza Zucchetti.