Catral ganha agilidade no armazém com sistema de WMS da onBlox

Catral

A Catral é uma empresa que atua há mais de 40 anos no segmento de refrigeração comercial, equipamentos industriais, ar condicionado e outras utilidades. Dessa forma, a empresa atende diversos tipos de negócios, desde lanchonetes até supermercados.

 

Localizada em Goiânia e com duas filiais, uma na região metropolitana da capital e outra loja na cidade de Rio Verde, Goiás, a Catral sentiu necessidade de ter maior controle dos processos. Com o objetivo de rastrear o status dos pedidos no armazém e ter controle dos mais de 4 mil itens, a empresa optou por uma parceria com a onBlox, empresa do Grupo Máxima que desenvolve softwares logísticos em módulos.

 

Sem o uso de um sistema de gerenciamento de armazém (WMS), os processos na empresa eram realizados manualmente, o que acarretava em erros, além da dificuldade em realizar as atividades em uma operação dinâmica. O gestor de logística da Catral, Edson Silva, explica que “o saldo positivo da parceria com a onBlox é esse: automatização desde a entrada até a liberação da saída do produto”.

 

Agora é possível acompanhar várias etapas, como o recebimento, armazenagem e expedição, tornando a rastreabilidade completa. Com mais controle com relação aos processos, foi possível ter economia de tempo na rotina operacional. Antes, o atendimento de um cliente referente à venda de um produto demorava 5 minutos, mas foi possível ter uma redução de 40% no tempo dessa atividade por conta da automatização.

 

Outro fator positivo foi a redução de erros relacionados ao envio de pedidos. “Expedição aqui, após o uso do sistema praticamente reduziu a zero o despacho de mercadoria errada” afirma Silva. Isso porque o WMS permite acompanhamento dos produtos e dá informações como modelo e série, além de possibilitar compreender o que aconteceu em cada fase do item, desde sua chegada no armazém à saída do Centro de Distribuição (CD).

 

A eficiência do sistema também reflete na produtividade do time da Catral, que conseguiu remanejar parte do time para atividades mais estratégicas e menos mecânicas. E essa produtividade também refletiu no processo de realizar inventário.

 

Sem utilizar o WMS, a empresa precisava separar um turno do dia para realizar esse processo em um grupo de produtos. Agora, isso é feito em menos de uma hora, o que representa uma economia de 80% no tempo de conclusão dessa etapa.

 

Para Fabrício Santos, diretor da onBlox, o uso de um sistema de WMS é fundamental para o bom gerenciamento do armazém, além de alavancar os processos logísticos. “O setor de logística precisa de atenção em muitos detalhes que vão além da capacidade humana conseguir organizar todos. Com o uso de um sistema, fica mais fácil superar os desafios e alavancar a operação”, explica Santos.

OnBlox é uma empresa de desenvolvimento de softwares para gerenciamento logístico.

Deixe seu Comentário

Informações

Se você deseja conhecer mais sobre nossos produtos, ou simplesmente fazer uma visita ao nosso escritório, fale conosco através do formulário de contato.