A Catral é uma empresa que atua há mais de 40 anos no segmento de refrigeração comercial, equipamentos industriais, ar condicionado e outras utilidades. Dessa forma, a empresa atende diversos tipos de negócios, desde lanchonetes até supermercados.
Localizada em Goiânia e com duas filiais, uma na região metropolitana da capital e outra loja na cidade de Rio Verde, Goiás, a Catral sentiu necessidade de ter maior controle dos processos. Com o objetivo de rastrear o status dos pedidos no armazém e ter controle dos mais de 4 mil itens, a empresa optou por uma parceria com a onBlox, empresa do Grupo Máxima que desenvolve softwares logísticos em módulos.
Sem o uso de um sistema de gestão de armazém (WMS), os processos na empresa eram realizados manualmente, o que acarretava em erros, além da dificuldade em realizar as atividades em uma operação dinâmica. O gestor de logística da Catral, Edson Silva, explica que “o saldo positivo da parceria com a onBlox é esse: automatização desde a entrada até a liberação da saída do produto”.
Agora é possível acompanhar várias etapas, como o recebimento, armazenagem e expedição, tornando a rastreabilidade completa. Com mais controle com relação aos processos, foi possível ter economia de tempo na rotina operacional. Antes, o atendimento de um cliente referente à venda de um produto demorava 5 minutos, mas foi possível ter uma redução de 40% no tempo dessa atividade por conta da automatização.
Outro fator positivo foi a redução de erros relacionados ao envio de pedidos. “Expedição aqui, após o uso do sistema praticamente reduziu a zero o despacho de mercadoria errada” afirma Silva. Isso porque o WMS permite acompanhamento dos produtos e dá informações como modelo e série, além de possibilitar compreender o que aconteceu em cada fase do item, desde sua chegada no armazém à saída do Centro de Distribuição (CD).
A eficiência do sistema também reflete na produtividade do time da Catral, que conseguiu remanejar parte do time para atividades mais estratégicas e menos mecânicas. E essa produtividade também refletiu no processo de realizar inventário.
Sem utilizar o WMS, a empresa precisava separar um turno do dia para realizar esse processo em um grupo de produtos. Agora, isso é feito em menos de uma hora, o que representa uma economia de 80% no tempo de conclusão dessa etapa.
Para Fabrício Santos, diretor da onBlox, o uso de um sistema de WMS é fundamental para o bom gerenciamento do armazém, além de alavancar os processos logísticos. “O setor de logística precisa de atenção em muitos detalhes que vão além da capacidade humana conseguir organizar todos. Com o uso de um sistema, fica mais fácil superar os desafios e alavancar a operação”, explica Santos.