A Bio Instinto é uma empresa que trabalha na fabricação e comercialização de produtos de beleza, cosméticos e higiene pessoal. Localizada em Anápolis, na região metropolitana de Goiânia - GO, a distribuidora está no mercado há mais de quinze anos e tem como foco ser uma empresa cada vez mais tecnológica e sustentável.
Para aliar esses dois objetivos e ainda otimizar as atividades relacionadas ao gerenciamento dos armazéns, a Bio Instinto firmou uma parceria com a onBlox, companhia especializada em soluções para logística em módulos e que faz parte do Grupo Máxima.
A solução escolhida foi o WMS (Warehouse Management System) e um dos principais diferenciais da onBlox foi a modernidade do projeto e também a capacidade de implementação com o ERP Sankhya, utilizado pela distribuidora.
Um dos principais problemas encontrados na operação da Bio Instinto era na expedição de produtos. Antes, aconteciam muitos erros durante o processo e alguns pedidos não tinham a quantidade correta de mercadorias para serem atendidos, gerando retrabalho e prejuízos.
Com o uso do WMS, esse problema está praticamente extinto da empresa e agora o armazém e as etapas pelas quais os produtos passam são mais organizadas. Tudo isso é feito a partir de critérios de gerenciamento, endereçamento dos itens e até mesmo conferência com coletor.
“Hoje nós trabalhamos com lotes, e como atuamos com cosméticos, conseguir rastrear os itens é muito importante. Agora temos a certeza de qual lote está indo para o cliente. Então, foi possível melhorar vários dos nossos processos”, explica Moisés Marques, supervisor de TI da Bio Instinto.
Além disso, a empresa também conseguiu melhorar a produtividade da equipe. O processo de inventário ficou muito mais simples e apresentou uma economia de 66% no tempo do time. Por conta da quantidade de produtos, sem o WMS a operação logística levava cerca de 3 dias para fazer um inventário, mas hoje isso já caiu para apenas um dia. Sem contar que não há mais necessidade de parar a operação para fazer a contagem.
Nos últimos dois anos, a distribuidora também apresentou um crescimento nas vendas, principalmente no setor do varejo. Com isso, o auxílio da tecnologia foi fundamental para o bom funcionamento da operação, pois, mesmo com o aumento de demandas, não foi necessário aumentar a quantidade de colaboradores.
Marques conta que o motivo é justamente o uso do WMS, que possibilitou melhor rendimento do time, que passou a atuar de maneira mais estratégica e apresentando um serviço com mais qualidade. Assim, foi possível direcionar os colaboradores para ações com mais impacto na operação sem precisar aumentar a equipe.
A onBlox acredita justamente que os custos logísticos devem ser controlados e que cada empresa precisa da liberdade para escolher em qual setor investir primeiro. Por isso oferece soluções que podem ser implementadas em módulos, sem necessidade de gastos iniciais exorbitantes.
“Trabalhamos para trazer novidades e ferramentas que tornem a logística cada vez mais fácil para as empresas da cadeia de abastecimento, de modo que elas economizem e tenham outros benefícios em diversos pontos da operação” revela Thiago Cruz, CEO da onBlox.